quinta-feira, 18 de março de 2010

Coisas da Política, 18 e 19 de março de 2010

A situação não anda mesmo fácil lá pelas bandas do Hospital Municipal de Marabá. A coisa chegou a tal ponto que, nos últimos meses, o HMM vinha pedindo fio de sutura emprestado à Secretaria de Saúde de Nova Ipixuna. Como não havia (e ainda não há) material básico no hospital, a saída encontrada foi pedir socorro ao município vizinho.

Roteiro
O ex-governador Simão Jatene (PSDB) desembarca em Marabá na tarde desta sexta-feira (19), acompanhado de deputados estaduais, federais e do senador Flexa Ribeiro. Até domingo, ele fará um giro pelos municípios de São Domingos, São João, Brejo Grande, Palestina, Piçarra e São Geraldo.
Demandas
Na condição de presidente de honra do Instituto Teotônio Vilela, Jatene participa de reuniões do projeto ‘O Pará que queremos’. Segundo os organizadores do projeto, que está percorrendo todas as regiões do Estado, o objetivo é discutir as demandas de cada município, o que servirá também para elaborar o programa de governo de Jatene.
Como é?
A explicação dada pelos responsáveis pelo setor de alimentação escolar da Prefeitura de Marabá, quanto às denúncias de problemas na merenda servida nas escolas, deixa qualquer um de queixo caído. Segundo o que saiu na imprensa, disseram que a empresa terceirizada tem um ano para adaptação, no que se refere ao cardápio, à quantidade, etc.
Hospício
Se ficou bem entendido, as crianças estão sendo usadas como cobaias, enquanto a empresa ‘aprende’ a fazer merenda escolar nos padrões regionais. Se essa estrovenga (o prazo de um ano para adaptação) constava no edital da licitação, é preciso internar quem redigiu e quem assinou o documento. E de forma bem urgente.
Inexplicável
Como uma empresa que se diz especialista no assunto e conta com um quadro de nutricionistas (ou não?) pode precisar de um ano para se adaptar à realidade local? E como é possível que a prefeitura acate esse absurdo, prejudicando os alunos que, dizem, estão submetidos a ovo com farinha e arroz com salsicha?
Barro
Depois de quase dois anos reclamando dos buracos no asfalto da PA-279, os usuários da rodovia vêem, estupefatos, uma empreiteira realizando operação tapa-buracos com barro, de Xinguara para Água Azul. A cada chuva, a água leva toda a terra colocada, fazendo reaparecer as crateras no leito da estrada.
Buracos
O trecho de 140 quilômetros da PA-279 que liga Xinguara a Ourilândia do Norte foi inaugurado pela governadora Ana Júlia Carepa (PT) em janeiro de 2008. Poucos meses depois, apareceram os primeiros buracos que, ao longo dos últimos dois anos, foram tomando conta de tudo.
Alpa
Prevista para o dia 26 de março viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Marabá, para anunciar o início das obras da Aços Laminados do Pará (Alpa) ao lado do presidente da Vale, Roger Agnelli. Ao mesmo tempo, há uma articulação para que o presidente visite também Serra Pelada, no município de Curionópolis.

Está em curso, dentro do PSDB, uma negociação para convencer o ex-governador Almir Gabriel a disputar uma vaga ao Senado. Os negociadores tentam mostrar a ele que sua candidatura poderia ajudar o partido no projeto de voltar ao governo. E argumentam que são boas as chances do ex-governador na disputa de uma cadeira de senador.

2 comentários:

Anônimo disse...

A empresa EB, so entende de ganhar o dinheiro do "povo besta" de maraba.Uma empresa que ganha uma licitação para fornecer merenda escolar em uma cidade do porte de maraba, que tem mais de 50 mil aluno, sem infra estrutura nehuma, usando tudo da escola/PMM é muito marmelada.Alem de estar ganhando pela quantidade servida,e qualidade a EB quer ganhar tambem pelos alunos que faltam.O contrato reza que é pelo numero de refeições servidads, so que a empresa deseja receber pelos alunos matriculados, e tem todo apoio do governo, tanto ,que tem diretora de escola sendo trocadas por criticar a merenda.

Anônimo disse...

A empresa EB e a SEMED,fizeram um encntro sobre alimentação escolar, eles contavam que receberiam apoio dos alunos.Deram tiro no pe,os alunos que se manifestaram deram um show de cidadania e consciencia, fizeram duras criticas a merenda.O aluno do Jonatha Athias, fez um relato de emocionar uqe a escola dele tem servido uma pessima comida,o arroz não tem gosto,que a salsicha tem substituido a carne e o frango.O aluno da escola são felix disse que a quantidade servida na sua escola não dar para encher barriga de ninguem,uma colher de arroz e duas rodelinhas de cenoura,salsicha arroz e farinha.Uma professora que se manifestou, fez uma denuncia seria, que o cardapio não esta sendo cumprido, que na escla que ela trabalha nunca tem suco nem frutas,que a carne esta sendo substituidos pelo ovo e salsicha.Depois de tudo isso relatado oque o prefeito esta esperando para rever o contrato desta empresa que esta ganhando uma furtuna as custas da comida das nossas crianças.