segunda-feira, 5 de abril de 2010

Coisas da Política 5 a 7 de abril de 2010

O suposto distanciamento entre Anivaldo Vale (PR) e Duciomar Costa (PTB), respectivamente vice-prefeito e prefeito de Belém, desenha um novo cenário para a campanha eleitoral que se aproxima. Anivaldo, dizem, está bem próximo de assumir a candidatura de vice da governadora Ana Júlia Carepa (PT).

Magazine
Previsto para julho o início das obras do tão esperado magazine do Grupo Y. Yamada em Marabá. A propósito, o principal executivo do grupo, Fernando Yamada, teve seu nome cogitado, nos últimos dias, para disputar o governo do Estado. De acordo com as especulações, Fernando seria lançado por uma coligação liderada pelo PTB, partido ao qual é filiado.
Aniversário
Nesta segunda-feira, 5 de abril, Marabá comemora 97 anos de emancipação política e administrativa. A programação da festa começou ainda no sábado (3), com shows na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira.
Café
Hoje (5), logo nas primeiras horas do dia, acontece o tradicional café da manhã no bairro Francisco Coelho, também conhecido como Cabelo Seco, onde nasceu a cidade. À noite, haverá a entrega da comenda ‘Geraldo Veloso’, a personalidades que se destacaram a serviço de Marabá.
Dúvida
A grande dúvida para as eleições deste ano em relação às lideranças de Marabá é o destino político do ex-prefeito Tião Miranda (PTB). Ele se desincompatibilizou do cargo de superintendente do Sebrae em tempo hábil para disputar o pleito deste ano. Mas ainda não se decidiu a que cargo.
Hipóteses
A primeira possibilidade de Miranda é ser candidato a vice-governador. Para isso depende da coligação da qual seu partido vai participar. E, evidentemente, de ser o escolhido. A outra possibilidade é disputar uma cadeira de deputado federal, mas depende da chapa de seu partido. Se houver a chance de eleger dois federais, Tião será candidato, pois avalia que uma das vagas será de Josué Bengtson.
Conflito
Outra hipótese é o ex-prefeito disputar uma vaga de deputado estadual. Com a necessidade de conseguir menos votos do que para federal, Tião teria grandes chances de vitória. O problema é que sua candidatura à Assembléia Legislativa abriria uma crise política com o seu maior aliado na região, o deputado João Salame (PPS), que busca a reeleição.
Camarote
Com perfil mais executivo do que parlamentar, Miranda pode até não disputar as eleições deste ano se não lhe for conveniente do ponto de vista político. Nesse caso esperaria as eleições de 2012. Às vésperas da implantação da Alpa, num momento importante para Marabá, Tião disputaria a prefeitura novamente.
Diferença
No seu estilo despojado, o ex-governador Hélio Gueiros fez um questionamento intrigante, na sua coluna deste domingo (4) em jornal da capital. Gueiros quer saber por que a chamada ‘arena’ do Remo, em Belém, deve custar R$ 18 milhões e o estádio de Marabá está sendo licitado por R$ 40 milhões.

Terminado o prazo para o afastamento dos políticos que pretendem se candidatar em outubro e que exerciam cargos públicos e passado o feriado da Semana Santa, as conversas em torno da sucessão da governadora Ana Júlia devem ser intensificadas. O processo eleitoral começa a tomar forma definitiva, a partir de agora.

Nenhum comentário: