sábado, 22 de maio de 2010

Coisas da Política, 22 a 24 de maio de 2010

Esperado para a próxima terça-feira (25) o retorno do julgamento da cassação do prefeito de São Félix do Xingu, Antônio Levino (PTB), à pauta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Desde o início do mandato, o prefeito enfrenta problemas com a Justiça, acusado de crimes durante a campanha eleitoral de 2008.

Ipixuna
A governadora Ana Júlia Carepa (PT) visitou ontem (21) o município de Nova Ipixuna, onde inaugurou um hospital de médio porte e entregou uma patrol e uma carregadeira ao prefeito Edison Alvarenga (PTB). O governo investiu R$ 400 mil na construção do hospital e outros R$ 115 mil em equipamentos.
Homenagem
Coincidentemente, nesta sexta-feira nasceu a primeira criança no hospital inaugurado. Uma menina, à qual a mãe decidiu dar o nome de Ana Júlia, em homenagem à governadora do Estado.
Prefeitura
De Nova Ipixuna, a governadora seguiu para Goianésia do Pará, onde, ao lado do prefeito Itamar Cardoso do Nascimento (PMDB), participou da inauguração do novo prédio da prefeitura. Neste sábado, Ana Júlia cumpre agenda em Marabá.
Luto
Uma grande recepção foi preparada para a governadora em Goianésia, mas, enquanto a população a aguardava, a notícia da morte do ex-prefeito do município, Amaro Lopes, diminuiu a alegria da festa. Amaro Lopes governou Goianésia, de 1993 a 2000, e morreu no fim da tarde de ontem (21), em Belém, onde estava internado.
Buracos
Moradores de Tucumã, Ourilândia, Água Azul do Norte e de outras cidades da PA-279 já não sabem o que fazer diante do estado de abandono em que se encontra a rodovia. De Tucumã a Xinguara, os buracos tomaram conta do asfalto, com riscos de acidentes para os usuários da estrada.
Audiência
O deputado João Salame (PPS) passou a quinta (20) e a sexta-feira (21) em São Félix do Xingu, Tucumã e Água Azul do Norte, na PA-279. No Xingu, o deputado participou de audiência sobre segurança pública, promovida pela Câmara de Vereadores.
Participantes
Salame foi o único parlamentar a participar da audiência. Também presentes o major Lúcio Barbosa, comandante da PM no município; o delegado Edivaldo Machado dos Santos, da Polícia Civil; e o promotor de justiça Paulo Igor Nascimento. A cúpula de Segurança do Estado não compareceu, apesar de convidada.
Indecisa
A deputada federal Bel Mesquita (PMDB) ensaiou candidatura à Assembléia Legislativa este ano. Depois voltou atrás e decidiu tentar a reeleição para a Câmara Federal. Agora, está propensa a não ser candidata a nenhum cargo, de olho no custo da campanha, que deve ser salgado. Quer reservar munição para a disputa da Prefeitura de Parauapebas, em 2012.
Conseqüência
Com a indecisão de Bel Mesquita, quatro vereadores de São João do Araguaia, que iriam apoiá-la para federal e ao deputado João Salame para estadual, já mudaram o posicionamento. Firmaram compromisso de prosseguir com Salame para estadual e de apoiar Domingos Juvenil (PMDB) para federal.

O deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) entrou ontem (21) com pedido de urgência para a votação de projeto de lei que prevê a realização de plebiscito sobre a reforma política. Para o parlamentar, o País não pode esperar mais e precisa reformar amplamente seu sistema político e eleitoral.

Nenhum comentário: