quinta-feira, 17 de junho de 2010

Coisas da Política, 17 e 18 de junho de 2010

A governadora Ana Júlia vetou pontos da lei que autoriza a contratação de empréstimo de R$ 366 milhões junto ao BNDES. Os vetos recaem justamente sobre os artigos que impediam o governo de gastar livremente parte do dinheiro. Se os deputados não derrubarem os vetos, o governo terá mais de R$ 100 milhões para livre aplicação.

Demissões
Não se fala em outra coisa, nos bastidores da política em Marabá. Nagilson Amoury (PRB), prefeito em exercício nesta quarta-feira (16), exonerou os secretários Lucídio Colinette (Obras), Glênio Benvindo (Planejamento) e Dacivan Ramos (Gabinete). No início da noite de ontem (16), pelo menos um dos exonerados ainda não havia sido oficialmente notificado do ato.
Retorno
O prefeito Maurino Magalhães (PR), que estava em Belém quando a notícia das demissões espalhou, ficou de voltar ao município logo cedo, nesta quinta-feira (17), para tentar aplacar a crise. Quando viajou, o prefeito pretendia retornar somente na sexta-feira.
Arquivado
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em sua sessão da última terça-feira (15), decidiu arquivar o processo de cassação dos mandatos do prefeito e do vice de Belém, Duciomar Costa (PTB) e Anivaldo Vale (PR). A decisão tem reflexo direto na sucessão para o governo do Estado, confirmando a condição jurídica para que Anivaldo seja vice de Ana Júlia Carepa (PT).
Candidato
Outro reflexo da decisão do TRE deve ocorrer dentro do PMDB. O ex-deputado José Priante, que tinha esperança de se tornar prefeito da capital, na condição de segundo colocado na eleição de 2008, dá sinais de que poderá disputar com Domingos Juvenil a vaga de candidato do partido ao governo.
Noiva
E por falar em Duciomar Costa, ele é a noiva do momento no cenário político paraense. A bancada do PTB na Alepa quer que o partido feche com Simão Jatene, indicando o candidato a vice-governador, mas a palavra de Duciomar será decisiva. Os deputados avaliam que o PT não tem mais nada a oferecer ao PTB.
Sem espaço
Os espaços mais cobiçados na chapa de Ana Júlia já estão ocupados, com Anivaldo Vale (PR) na vaga de vice e o deputado Paulo Rocha disputando o Senado. Também as secretarias que ficaram vagas com a saída do PMDB já foram oferecidas ao PDT e ao PR. Para ter o PTB, o governo oferece a primeira suplência para o Senado e dinheiro para Prefeitura de Belém.
Vice
No caso de o PTB fechar com Jatene, o nome indicado pelo partido para vice-governador pode ser o do ex-prefeito de Marabá, Sebastião Miranda. Jatene, inclusive, já conversou com Miranda esta semana, mas tudo ainda depende do posicionamento de Duciomar Costa no processo.
Incêndio
No meio das negociações de coligações e apoios para as eleições de outubro, o ex-governador Simão Jatene, candidato do PSDB ao governo, pode ter que apagar o incêndio que ameaça se formar no ninho tucano por causa do desentendimento entre o deputado Zenaldo Coutinho e o senador Flexa Ribeiro. Os dois brigam pela presidência do PSDB no Estado.

Apesar de o PMDB ainda não ter devolvido os cargos que tem no Detran, o deputado Giovanni Queiroz (PDT) já se prepara para indicar o novo diretor do órgão. O Detran é um dos prêmios ao PDT, como resultado do apoio já declarado do partido à reeleição da governadora Ana Júlia.

Nenhum comentário: