segunda-feira, 12 de julho de 2010

Coisas da Política 10 a 12 de julho de 2010

Até agora, na lista divulgada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Coluna conseguiu identificar 33 candidatos a deputado estadual do sul e sudeste do Pará. E ainda sete candidatos a deputado federal, um ao Senado da República e quatro candidatos a suplente de senador.

Recurso
A deputada Bernadete ten Caten (PT) entrou com Medida Cautelar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) buscando efeito suspensivo de natureza eleitoral em processo que corre contra ela no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Tudo está relacionado a decisão que reconheceu suposta improbidade na administração de recursos públicos na gestão de Bernadete na superintendência do Incra.
Ficha Limpa
O objetivo da Medida Cautelar é suspender o processo no TRF e afastar a possibilidade de aplicação da chamada ‘Lei da Ficha Limpa’ na candidatura de Bernadete. Isso porque ela perdeu também em segundo grau decisão que já lhe havia sido desfavorável na primeira instância da Justiça Federal em Marabá.
Prevenção
O recurso especial no Tribunal Regional Federal não tem previsão para ser julgado. Como Bernadete tem urgência em ver aprovado o pedido de registro de sua candidatura, a Medida Cautelar visa buscar remédio antecipado para possíveis impugnações.
Erramos
A coligação proporcional do grupo de partidos que apóiam Simão Jatene para o governo do Estado não tem exatamente a configuração anunciada pela Coluna, na última terça-feira (6). Na verdade, para deputado federal estão coligados os partidos PPS, DEM, PSDC, PRTB, PMN, PRP e PSDB.
Estaduais
Já as candidaturas para deputado estadual do grupo liderado pelos tucanos se alinharam em duas coligações. O PPS se coligou com o PSDC, PRTB, PMN e PRP e outra frente foi formada pelo PSDB e DEM.
Senador
Além dos três suplentes de senador de Marabá, cujos nomes a Coluna deu na edição de quinta-feira (8), o sul e sudeste do Pará terão também um candidato ao Senado e mais uma candidata a primeiro suplente. O candidato a senador é o ex-vereador de Tucumã, Anivaldo Julião de Lima, o Savanas (PV), e a candidata à suplência é a ex-deputada federal Ann Pontes (PMDB), de Tucuruí.
Federais
Para deputado federal, a região tem também outros três candidatos, além dos quatro aqui relacionados também na última edição. São eles: Emerson Monsef (PMDB), ex-vereador de Redenção; Claudinei Furman (PDT), ex-deputado estadual e filho do ex-prefeito de Tucuruí, Cláudio Furman; e o comerciante José Fernandes de Barros, o Zé da Ferragista (PRB), de São Félix do Xingu.
Brasília
O vice-governador do Pará, Odair Santos Corrêa, decidiu que quer experimentar novos ares e, se os eleitores permitirem, vai morar em Brasília, a partir de 2011. Corrêa é candidato a deputado federal, nas eleições deste ano, pelo PDT. O nome do vice-governador está na relação dos que pediram registro de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Luiz Carlos Tremonte (PSL) deu sinal de vida e anunciou oficialmente sua desistência de concorrer ao governo do Pará, este ano. Depois de ter seu nome aprovado na convenção do partido, Tremonte alega falta de estrutura para tocar a campanha. Pelo mesmo motivo, o PSL anunciou que desistiu de ter candidatos ao Senado e a deputado federal e estadual.

Nenhum comentário: