terça-feira, 13 de julho de 2010

Coisas da Política, 13 e 14 de julho de 2010

Pelo menos por ora, não está funcionando a pressão do PT para que Paulo Rocha seja candidato único da coligação ao Senado. PTB, PV e PSB mantêm firmes as candidaturas de Fernando Yamada; Anivaldo Julião de Lima, o Savanas; e Rosineide Souza. O PT ameaça impugnar os três candidatos, o que pode causar um grande conflito com os partidos aliados.

Começou
O Ministério Público Federal (MPF) no Pará encaminhou à Justiça Eleitoral pedidos de impugnação das candidaturas e Jader Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT) ao Senado, com base na chamada Lei da Ficha Limpa. O motivo: os dois renunciaram aos respectivos mandatos no Senado e na Câmara para escapar da cassação.
Histórico
Jader renunciou ao mandato de senador, em 2001, para não ser cassado por falta de decoro parlamentar, depois de se envolver numa briga com o ex-senador baiano Antônio Carlos Magalhães, já falecido. Paulo Rocha renunciou ao mandato de deputado federal, em 2005, também fugindo da cassação no escândalo do mensalão.
Sefer
O MPF também pediu a impugnação do ex-deputado Luiz Sefer, ex-DEM e hoje no PP, que renunciou em 2009 quando pressentiu que seria cassado pela Assembléia Legislativa. Sefer é acusado por crime de pedofilia e recentemente foi condenado pela Justiça, mas recorre da decisão em liberdade.
Lista
Entre os impugnados pelo Ministério Público Federal estão ainda o ex-prefeito de Floresta do Araguaia, Delvani Balbino dos Santos, o Xis (PMDB); o ex-vereador redencense Emerson Monsef (PMDB); e o ex-vice-prefeito de Conceição do Araguaia, Everaldo Nunes (PPS). O ex-presidente da Associação Comercial de São Félix do Xingu, José Fernandes Barros, o Zé da Ferragista (PRB), também está na lista.
Médico
O ex-prefeito de Rio Maria, o médico Moacir Pires de Faria, contrariando amigos mais íntimos e a própria família, decidiu sair candidato a deputado estadual pelo PDT. Hoje residindo em Xinguara, onde mantém consultório e clínica médica, Pires atendeu aos apelos do deputado Giovanni Queiroz, presidente regional do PDT.
Estratégia
Raimundo Oliveira, ex-superintendente do Incra em Marabá e candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, realizou reunião em Xinguara, na última sexta-feira (9). O encontro se deu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xinguara, onde Oliveira reuniu amigos e coordenadores para traçar estratégias de campanha.
Visita
O candidato do PSOL à Presidência da República, Plínio de Arruda Sampaio, desembarca em Belém nesta terça-feira (13). Na agenda, visita ao Ver-o-Peso, sabatina no Fórum da Amazônia Sustentável e apresentação da plataforma do candidato em uma escola da cidade. Na quarta-feira, Plínio visitará Abaetetuba.
Tucano
Outro candidato a presidente que deve visitar o Pará nos próximos dias é o tucano José Serra. A chegada do candidato do PSDB ao Estado está prevista para acontecer nos dias 23 ou 24 de julho. Dilma Rousseff, candidata do PT, ainda não divulgou agenda no Pará.

Apesar das idas e vindas do processo eleitoral, que ameaçam o seu mandato, o prefeito de Jacundá, Izaldino Altoé (PT), decidiu prosseguir trabalhando. O Diário Oficial do Estado, edição de ontem (12), trouxe a publicação de contratos para a construção de 250 casas populares, redes de esgoto e sistema de abastecimento de água. Obras que somam R$ 17 milhões de investimentos.

Nenhum comentário: