quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Coisas da Política - Jornal Opinião, 14 e 15 de outubro de 2010

Novas adesões à candidatura de Simão Jatene (PSDB) ao governo do Estado animam campanha tucana. Os prefeitos de Tailândia, Gilberto Miguel Supredini (PTB), e de Oeiras do Pará, Edvaldo Nabissa (PMDB) declararam apoio a Jatene, juntamente com a vice-prefeita de Mocajuba, Alda Ferreira (PR). 

Dissidente
O ex-candidato a senador João Augusto (PSOL), que obteve 79.621 votos na eleição de 3 de outubro, decidiu não seguir o seu partido na votação do segundo turno. Enquanto a posição oficial do PSOL é de por não apoiar nenhum dos dois candidatos que disputam o segundo turno, Augusto declarou apoio a Ana Júlia Carepa (PT).
Firme
Ao mesmo tempo, a assessoria de campanha de Ana Júlia anunciou que o deputado Giovanni Queiroz (PDT) reafirmou apoio de seu partido à candidata do PT. No sábado, Queiroz promoveu reunião em Xinguara, ao lado dos deputados eleitos Pio X e Fernando Coimbra e do prefeito de Pau D’Arco, Luciano Guedes, todos do PDT.
Preparação
O prefeito de Xinguara, Davi Passos (PT), também participou do encontro, que, segundo a assessoria de Ana Júlia, teria reunido mais de 400 vereadores, prefeitos, presidentes de partidos e outras lideranças da região. O objetivo do evento foi organizar a campanha do segundo turno nos municípios do sul do Pará.
Dúvida
É de se estranhar somente o número de vereadores anunciados no encontro promovido por Giovanni Queiroz: 400, segundo o PT. Juntos, os 38 municípios do sul e sudeste do Pará não têm 400 vereadores em suas Câmaras, sem contar que há muitos que são do PSDB e de outros partidos que não apóiam Ana Júlia. De onde teriam vindo tantos vereadores assim?
Confirmação
Depois de informações desencontradas, o PT confirmou que a candidata à Presidência, Dilma Rousseff, estará ao lado de Lula, logo mais, no comício da candidata à reeleição ao governo do Pará, Ana Júlia Carepa. O PT espera reunir 50 mil pessoas no ato que acontecerá em Ananindeua, na noite desta quinta-feira.
Reforço
Caravanas devem sair do interior rumo a Belém para reforçar o comício pró-Ana Júlia. O PT quer reforçar o público do evento, que pode ser decisivo para as pretensões do partido na eleição do segundo turno no Pará. Se for sucesso de público, o comício pode animar a militância para a sonhada virada.
Marcha
Confirmando o que já foi publicado aqui, o deputado reeleito Parsifal Pontes, líder do PMDB na Assembléia Legislativa, declarou apoio ao candidato do PSDB ao governo, Simão Jatene. Em seu blog, o parlamentar conclamou a todos os que o ajudaram a conquistar novo mandato de deputado que marchem junto com ele para eleger Jatene governador.
Reação
A posição de Parsifal Pontes, que obteve 29.863 votos no dia 3 de outubro, é uma reação ao que ele chama de ‘péssimo tratamento’ dado pelo governo Ana Júlia ao PMDB. Para ele, pela importância que o PMDB teve na vitória do PT em 2006, o partido merecia melhor atenção do atual governo.

O presidente do PV no Pará, ex-deputado e ex-chefe da Casa Civil no governo do PSDB Zé Carlos, disse que prefere Dilma Rousseff a José Serra, mas que o partido respeitará a decisão da convenção do próximo domingo para decidir a questão. O PV está dividido sobre quem apoiar no segundo turno e a tendência mais forte, até o momento, é a neutralidade.

Nenhum comentário: