quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Coisas da Política - Jornal Opinião, 7 e 8 de outubro de 2010

Pela primeira vez em sua história, o Senado Federal terá em sua composição três ex-presidentes da República. Itamar Franco (PPS), eleito por Minas Gerais, se juntará a José Sarney (PMDB-AP) e Fernando Collor de Mello (PTB), derrotado em primeiro turno na disputa pelo governo de Alagoas. 

Esquisitices
O leitor de ‘Coisas da Política’, ao abrir o jornal da última terça-feira (5), deve ter tomado um susto. Lá estavam, na Coluna, com todas as letras, notícias estranhas que apontavam o deputado Domingos Juvenil (PMDB) como possível candidato à Câmara Federal e outras que falavam de coisas mais esquisitas, como a indefinição do PDT sobre a quem apoiar nas eleições de 2010.
Erramos
Um erro na transmissão do arquivo pela internet levou à publicação de um texto antigo da Coluna, que acabou por trazer um cenário pré-eleição justamente na primeira edição pós-primeiro turno.  Pedimos sinceras desculpas a quem acompanha o noticiário político neste espaço, prometendo maior zelo para que episódios desse tipo não voltem a acontecer.
Adiante
No blog do colunista (suldopara.blogspot.com), o leitor pode acessar o teor completo da Coluna que deveria ter saído aqui na última terça-feira. Feito o devido reparo, vida que segue, sempre tentando informar bem o leitor deste Opinião sobre as coisas da política local, regional e nacional.
Cooptação
Candidatos que passaram para o segundo turno tentam, de todas as formas, ampliar o apoio para a eleição de 31 de outubro. Inclusive, tentando cooptar adversários do primeiro turno. Tudo, sem o menor escrúpulo.
Sonho
Apesar de as coligações atacarem em todas as frentes, o sonho de consumo de Simão Jatene (PSDB) e Ana Júlia Carepa (PT) é o apoio de Jader Barbalho e do PMDB. Que, podem crer, vão vender caro esse apoio.
Anúncio
Na terça-feira (5), logo após a sessão da Assembléia Legislativa, o deputado Domingos Juvenil, derrotado no primeiro turno na disputa pelo governo do Estado, anunciou que até o fim desta semana o PMDB deve anunciar que rumo tomará na eleição do segundo turno. Mas, como se sabe, a palavra final no partido é mesmo do deputado Jader Barbalho.
Orçamento
Deputados estaduais do Pará continuarão a se reunir apenas às terças-feiras, durante a campanha do segundo turno para o governo do Estado e a Presidência da República. Nas próximas sessões, os parlamentares terão pela frente a votação da Lei Orçamentária Anual para 2011, que já foi encaminhada à Casa pela governadora Ana Júlia.
Barrados
Por 5 votos a 2, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite de terça-feira (5), mantiveram a decisão que negou o pedido de registro do deputado Paulo Rocha (PT), candidato derrotado ao Senado. Também na terça, a procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, deu parecer contrário à candidatura de Jader Barbalho (PMDB), que terá recurso avaliado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Com os 6.386 votos para deputado estadual obtidos em Xinguara, do total de 12.317 que teve em todo o Estado, crescem as especulações de que o médico Moacir Pires de Faria (PDT) será candidato a prefeito daquele município, em 2012. Moacir já foi prefeito em Rio Maria, município vizinho a Xinguara, de 1993 a 1996.

Nenhum comentário: