sábado, 9 de outubro de 2010

Coisas da Política - Jornal Opinião, 9 a 11 de outubro de 2010

Já está no Supremo Tribunal Federal (STF) o recurso de Jader Barbalho (PMDB) contra a cassação do registro de sua candidatura ao Senado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relator do processo é o ministro Joaquim Barbosa, um dos mais fortes defensores da ‘Lei da Ficha Limpa’ no STF. 

Apoio
Nesta sexta-feira, o deputado federal reeleito Zequinha Marinho (PSC) se reuniu com o candidato do PSDB ao governo do Pará, Simão Jatene. Acompanhado dos prefeitos de São Félix do Xingu, Antônio Levino (PTB); Água Azul do Norte, Renan Lopes Souto (PMDB); e Floresta do Araguaia, Alsério Kazimirski (PSC). Também acompanharam o grupo dezenas de vereadores e pastores evangélicos.
Caravana
O grupo declarou apoio a Jatene no segundo turno e o imediato desembarque da coligação ‘Acelera Pará’, encabeçada pela recandidata ao governo Ana Júlia Carepa (PT). Desde o início da campanha, Zequinha reclamava da falta de apoio aos candidatos do PSC e do assédio de candidatos do PT ao seu eleitorado, especialmente nas igrejas.
Peemedebistas
Também nesta sexta-feira, Simão Jatene manteve reunião com integrantes do PMDB, que assumiram compromisso de apoiá-lo no segundo turno. Participaram da conversa os deputados federais reeleitos Asdrúbal Bentes e Elcione Barbalho, os estaduais também reeleitos Simone Morgado e Parsifal Pontes e o eleito para primeiro mandato Paulo Jasper, o Macarrão.
Priante
Fonte da Coluna informou que o deputado federal eleito José Priante também conversou com Simão Jatene, levando com ele vários prefeitos. O federal reeleito Wladimir Costa, o Wlad, já havia declarado apoio a Jatene no início desta semana. Os dois são também do PMDB e estão entre os deputados federais que mais votos receberam no último domingo.
Monte Alegre
Ainda do partido de Jader Barbalho, anunciaram apoio ao candidato tucano a deputada estadual reeleita Josefina do Carmo e seu marido, Jardel Vasconcelos Carmo, prefeito de Monte Alegre. O recém-eleito deputado estadual José Raimundo de Oliveira, o Belo (PSB), também já está engajado na campanha tucana.
Petebistas
Na quinta-feira, Jatene já havia recebido a adesão do deputado federal eleito Josué Bengtson e dos deputados estaduais Joaquim Passarinho, Robgol, Júnior Ferrari e Eduardo Costa, todos do PTB. Do mesmo partido, estão com o tucano o deputado eleito Sebastião Miranda e os prefeitos Edison Alvarenga (Nova Ipixuna) e Wagner Fontes (Redenção).
Governistas
Por outro lado, a coligação de Ana Júlia anunciou ontem (8), o apoio de nove prefeitos do PMDB e dois do DEM. São eles: Wenderson Chamon (de Curionópolis, presidente da Amat), Márcia Cavalcante, Iran Lima, Cláudio Barroso, Amós Bezerra, Fernando Cruz, Joaquim Nogueira Neto, Sei Ohaze e Itamar Cardoso do Nascimento, todos do PMDB. Filiados ao DEM são os prefeitos Rosiel Costa e Ivo Muller.

O presidente Lula e a candidata a presidente do PT, Dilma Rousseff, têm agenda marcada para o Pará no próximo dia 14, para comício ao lado de Ana Júlia. Já Simão Jatene contará, segundo sua assessoria, com estrelas do PSDB nacional, como Aécio Neves, senador eleito de Minas Gerais, e Geraldo Alckmin, governador eleito de São Paulo, em datas ainda não definidas.

Nenhum comentário: