quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Coisas da Política, 17 e 18 de fevereiro de 2011

Depois de alguns dias de chove-não-molha, o vereador Leodato Marques cumpriu a ameaça e pediu licença do cargo por 120 dias. Ele alegou motivos pessoais, mas são fortes os rumores de insatisfações do parlamentar com o governo municipal. O suplente Raimundo José de Souza, o Chefinho, deve assumir a qualquer momento.

Secretária
A ex-deputada federal e ex-prefeita de Parauapebas, Bel Mesquita (PMDB), foi nomeada para a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, órgão do Ministério do Turismo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, edição de terça-feira (15).
Esperança
Com a grande vocação turística de todas as regiões do Pará, a nomeação de Bel Mesquita traz uma grande expectativa de que o governo federal possa ter um olhar favorável à indústria paraense do turismo. E a esperança de que a secretária possa direcionar ações em benefício da atividade no Estado.
Seminários
A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) continua, neste fim de semana, sua série de seminários regionais.  Na sexta-feira (18), será a vez de Redenção, no sul do Estado, sediar o Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado da Região do Araguaia.
Lago
No sábado (19), acontece o Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado da Região do Lago, em Tucuruí. É esperada grande participação das forças políticas das duas regiões para debater as questões relacionadas ao desenvolvimento de seus municípios.
Canaã
A nomeação do novo secretário de Meio Ambiente e Turismo de Canaã dos Carajás, Augusto Carlos Ramiro, causou o maior bafafá no município. Ramiro é filiado ao PMDB e o diretório municipal do partido divulgou nota em que afirma não ter responsabilidade na ida de seu filiado para o governo.
Adversários
Segundo a nota, o PMDB está se preparando para lançar candidato próprio à prefeitura, em 2012, e não tem nenhum interesse de compor com o prefeito Anuar Alves da Silva (PDT), provável candidato à reeleição. Ramiro, deixa claro o PMDB, assumiu por sua conta e risco a secretaria.
Direitos humanos
Os deputados estaduais do Pará escolheram os novos membros da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (CDHDC). O deputado Edilson Moura (PT) foi eleito presidente e o deputado João Salame escolhido para a vice-presidência da comissão.
Pauta
A comissão já definiu a pauta de trabalho, que incluiu a convocação de sessão especial para tratar da construção de grandes prédios em Belém. A CDHDC vai tratar também, de imediato, de outros três temas: exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho escravo e direitos do consumidor.
Nomeações
João Salame e Tião Miranda (PTB) se entenderam sobre a nomeação para os órgãos do governo em Marabá. Os nomes definidos por eles serão encaminhados ao governador Simão Jatene (PSDB) ainda hoje (17) e o Diário Oficial do Estado deve começar a publicar as nomeações na próxima semana.

Edmilson Rodrigues (PSOL), Bernadete ten Caten (PT), João Salame e Tião Miranda apresentaram requerimento conjunto na Assembléia Legislativa, solicitando sessão especial de homenagem póstuma a Neuton Miranda. Militante do PC do B, ex-superintendente do Patrimônio da União no Pará, Neuton morreu em 20 de fevereiro de 2010.

Nenhum comentário: