sábado, 19 de fevereiro de 2011

Coisas da Política 19 a 21 de fevereiro de 2011

O deputado estadual João Salame (PPS) vai propor à Assembléia Legislativa a realização de audiência pública com os garimpeiros de Serra Pelada. O objetivo da reunião, que deve acontecer em Marabá, é discutir a atuação da mineradora Colossus no garimpo e as conseqüências disso para os garimpeiros.

Empenho
O prefeito Maurino Magalhães (PR) diz estar especialmente empenhado na posse do suplente de vereador Raimundo José de Souza, o Chefinho (PP). A Câmara aguarda apenas a confirmação da Justiça Eleitoral para dar posse ao novo vereador.
Licenciados
Chefinho deve assumir a vaga de Leodato Marques, que pediu licença de 120 dias e é o primeiro suplente do PP. Marques tomou posse em 2010, no lugar do vereador licenciado Miguelito Gomes Filho, que deixou o Legislativo para assumir a Superintendência de Desenvolvimento Urbano de Marabá.
Consórcio
O presidente da Amat, Luciano Guedes (PDT), demonstra estar convencido de que os consórcios são a saída para os muitos problemas vividos pelas prefeituras. No seminário da Famep em Marabá, sábado passado, Guedes propôs a criação do consórcio dos municípios da área de influência da Alpa.
De novo
Ontem (18), em Redenção, durante o Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado da Região do Araguaia, Luciano Guedes voltou ao tema. E sugeriu que os 15 municípios da região sul do Pará também trabalhem a formação de um consórcio para enfrentar seus desafios comuns.
Por um dia
A ex-prefeita de Novo Repartimento, Valmira Alves Lima (PR), teve, esta semana, o gostinho de relembrar os tempos em que comandava o município. Com o afastamento relâmpago do prefeito Bersajone Moura (PSB), pela Justiça Eleitoral, Valmira assumiu a prefeitura por aproximadamente 24 horas.
O caso
Bersajone Moura foi afastado na terça-feira (15), por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em julgamento de processo por crime na campanha eleitoral. Valmira Lima, na condição de segunda colocada na eleição de 2008, tomou posse, na quarta-feira (16).
Liminar
Mas na quinta-feira (17), o ministro Hamilton Carvalhido, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu liminar em mandado de segurança, determinando a volta de Bersajone Moura ao cargo. E o clima político em Novo Repartimento está com muitos graus acima da temperatura normal.
Calote
A velha prática do governo federal de não executar emendas de deputados e senadores ao Orçamento da União pode estar com os dias contados. Cansado de sofrer com compromissos não cumpridos em suas bases eleitorais, o deputado Zequinha Marinho (PSC) se movimenta para mudar esse quadro.
Mudança
O parlamentar paraense quer aprovar emenda à Constituição, tornando obrigatória a execução das emendas individuais dos parlamentares. E a idéia já é vista com bons olhos por grande número de deputados e senadores, todos certamente cansados como Zequinha, dos calotes do governo federal.

Nesta segunda-feira, os deputados João Salame, Tião Miranda (PTB) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB) voltam a se reunir em Belém para a batida final do martelo no que se refere às indicações para os cargos do governo em Marabá. Com eles, estarão os secretários estaduais Asdrúbal Bentes e Zenaldo Coutinho.

Nenhum comentário: