sábado, 5 de fevereiro de 2011

Coisas da Política, 5 a 7 de fevereiro de 2011

A posse da nova diretoria da Acim foi transferida do dia 18 para o dia 25 deste mês. O deputado João Salame está articulando reunião da diretoria com Simão Jatene (PSDB), quando será oficializado o convite para que o governador participe da solenidade. E para abrir o diálogo do setor produtivo com o governo sobre os investimentos do Estado em Marabá.

Posse
Muito concorrida a posse de Asdrúbal Bentes na Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura, nesta sexta-feira (4), em Belém. Entre os inúmeros convidados do evento, estavam os deputados estaduais João Salame (PPS) e Tião Miranda (PTB) e o deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB) foram prestigiar a posse do político marabaense no novo cargo.
Metas
Asdrúbal anunciou que sua meta principal é trabalhar para que o Pará, que ocupa hoje a terceira colocação entre os Estados produtores de pescado do Brasil, assuma a liderança do ranking no final do governo de Simão Jatene. E informou que promoverá um minucioso recadastramento para apurar quem realmente é pescador e tem direito ao seguro-defeso.
Dnit ou Setran?
Uma pergunta tem incomodado os moradores ao longo da BR-155 (antiga PA-150), que liga Marabá a Redenção. Federalizada, a dúvida é sobre quem assumirá a recuperação da estrada, que já começa a ficar novamente em estado crítico, com muitas crateras. E isso quando nem bem terminou mais uma operação tapa-buracos no pavimento da rodovia.
Quando?
O temor de quem mora na região e de quem precisa trafegar pela BR-155 é que o processo de federalização acabe por causar uma demora excessiva no trabalho de restauração da estrada, que apresenta problemas estruturais desde a sua inauguração, em 1986. É preciso toda a atenção do governo estadual e da União para não deixar que piore ainda mais o estado já precário da nova BR.
Nova estrada
Com a implantação do Projeto Serra Sul, que vai explorar minério de ferro na divisa dos municípios de Água Azul do Norte e Canaã dos Carajás, a Vale deve investir na construção de uma rodovia ligando a PA-279 a Canaã, saindo da sede municipal de Água Azul. Pela estrada, deve ser transportada a produção de Serra Sul e do níquel de Ourilândia do Norte.
Mudança
Em Xinguara, corre a informação de que o médico Moacir Pires de Faria, ex-prefeito de Rio Maria, pode deixar o PDT de Giovanni Queiroz para se aninhar no PSB de Ademir Andrade. Segundo os comentários correntes, seria uma forma de o médico se aproximar da coligação liderada pelo prefeito José Davi Passos (PT), visando às eleições municipais de 2012.
Plano
Segundo o que se comenta, no PSB Moacir poderia sair candidato a prefeito de Xinguara, tendo um companheiro de chapa do PT e as bênçãos de Davi Passos. Em 2010, o médico foi candidato a deputado estadual, obtendo 12.317 votos, sendo 6.386 só em Xinguara. Moacir estaria propenso a deixar o PDT, pelo apoio insuficiente da legenda na campanha.

Passada a eleição da nova Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, a grande expectativa agora é sobre quem será o novo líder do governo na Casa. No decorrer da próxima semana, o governador Simão Jatene deve anunciar o nome do deputado escolhido para representar o governo no Legislativo.

Nenhum comentário: