terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Coisas da Política, 8 e 9 de fevereiro de 2011

Produtores rurais da localidade Nova Canadá, município de Água Azul do Norte, estão em pé de guerra com a Celpa, a concessionária de energia do Pará. E já não sabem o que fazer contra os constantes abusos da empresa, que, dizem, cobra tarifa residencial em propriedades rurais. Eles prometem ir à Justiça para defender seus direitos.

Amat
O prefeito de Pau D’Arco, Luciano Guedes (PDT), tem boas chances de ser eleito presidente da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat), na próxima quinta-feira (10). A eleição ocorrerá em Belém, em meio à reinauguração da sede da entidade, restaurada pela atual diretoria.
Disputa
Outro possível candidato à presidência da Amat é o prefeito de Conceição do Araguaia, Álvaro Brito Xavier (PT), que já teria sinalizado disposição para disputar o cargo. Mas, pelo menos por ora, o favorito para presidir a associação parece ser mesmo o prefeito de Pau D’Arco.
Campanha
No último sábado (5), o prefeito de Canaã dos Carajás, Anuar Alves da Silva (PDT), reuniu vários prefeitos em seu município. O mote do encontro era pedir votos para Luciano Guedes. Prefeito ouvido pela Coluna, na tarde de ontem (7), confirmou o favoritismo de Guedes.
Vereador
Finalmente o suplente de vereador Francisco Cândido, o Chico do Flamengo (PTB), foi empossado na vaga da vereadora Ismaelka Queiroz, também do PTB, afastada pela Justiça após denúncias de má-utilização de veículo da Câmara. A posse foi na manhã desta segunda-feira.
Ameaça
Chico do Flamengo já assume sob a ameaça de não esquentar a cadeira. Tudo pela desaprovação de suas contas de campanha pela Justiça Eleitoral. Se ele não permanecer, assume o segundo suplente da legenda, Gilsim Silva.
Agitação
O aparecimento dos nomes dos deputados federais Giovanni Queiroz (PDT) e Cláudio Puty (PT) e dos estaduais Bernadete ten Caten (PT), Gabriel Guerreiro (PV) e Cássio Andrade (PSB) no processo que investiga fraudes na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) causou grande rebuliço no fim de semana. Foi um deus-nos-acuda, no meio político paraense.
Defesa
Com exceção de Gabriel Guerreiro, todos já manifestaram inocência no caso, apesar de as gravações feitas pela Polícia Federal indicarem a participação dos parlamentares na liberação de licenças ambientais. O inquérito, dizem, correm em segredo de justiça, mas o teor do mesmo está na imprensa.
Saúde
Comissão de vereadores foi formada pela Câmara para investigar o caos na saúde em Marabá. Os vereadores Alécio Stringari (PSB), Vanda Américo (PV) e Ronaldo Batista Chaves (PTB) são os membros da comissão, que pretende investigar a real situação da saúde no município.
Drama
Já era tempo de alguém fazer alguma coisa, pois a população não agüenta mais depender de um sistema de saúde público falido e de uma rede privada insuficiente para atender a grande demanda do setor. Espera-se que o trabalho dos vereadores traga resultados práticos para a comunidade.

A vereadora Ismaelka Queiroz foi ouvida ontem (7) pela Comissão Especial de Inquérito que apura as denúncias de quebra de decoro parlamentar que pesam contra ela. A sociedade marabaense está ansiosa para saber se, ao final, a vereadora será punida ou se tudo acabará em pizza.

Nenhum comentário: