sábado, 26 de março de 2011

Coisas da Política, 26 a 28 de março de 2011

Neste domingo (27), o deputado João Salame (PPS) concede entrevista exclusiva ao jornalista Guilherme Augusto, no Programa "Mais", da TV RBA Canal 2.Entre os assuntos a serem debatidos, Salame deve discorrer sobre a CPI do Tráfico Humano, na Assembléia Legislativa, da qual ele é presidente.

Educação
Os deputados João Salame (PPS) e Tião Miranda (PTB) convidaram o secretário de Estado de Educação, Nilson Pinto, para prestigiar a posse do professor Pedro Souza na direção da 4ª Unidade Regional de Ensino (URE). A posse ocorreu ontem (25) à noite, no auditório da Secretaria de Saúde.
Escolas
Nilson Pinto desembarcou em Marabá ainda durante a tarde desta sexta-feira. Acompanhado do deputado João Salame, aproveitou para visitar as Escolas Anísio Teixeira, Walquise Viana, Teresa Donato e Acy Barros. E esteve ainda na sede da 4ª URE na Cidade Nova.
Reforma
Neste sábado, a maratona de visitas deve continuar, com agenda nas Escolas Gaspar Viana e Liberdade e deve passar também pela sede da 4ª URE na Nova Marabá. Nilson Pinto liberou a continuidade das obras de reforma e ampliação da Escola Walquise Viana.
Projetos
Conforme anunciado pela Coluna, na última quinta-feira (24), o governador Simão Jatene (PSDB) recebeu em audiência a suplente de senador Bia Cardoso. Na reunião, Jatene fez o convite para que Bia assuma a condução de projetos especiais do governo na região de Marabá. Outras reuniões ainda devem acontecer.
Pré-candidato
O pecuarista e empresário Osvaldo Assunção, de Xinguara, está animado com a provável candidatura à prefeitura daquele município, no ano que vem. Osvaldinho, como ele é conhecido em toda a região sul do Pará, é um dos nomes muito bem cotado para suceder o prefeito Davi Passos (PT).
Dúvidas
Apesar da certeza dos partidários de Jader Barbalho (PMDB) de que ele assumirá cadeira no Senado, por causa do adiamento da Lei da Ficha Limpa pelo STF, já desponta no horizonte outras possibilidades. Há quem entenda que Jader não poderá assumir e que a vaga pode ficar para Paulo Rocha (PT).
Pressa
Sem se importar com os rumores, os advogados de Jader tentam agilizar sua diplomação. Para acelerar o processo, eles pediram ao STF uma certidão com o resultado da votação da última quarta-feira (23). De posse do documento, vão pedir a reformulação da decisão que impediu a diplomação, em 2010.
Caso Elka
Tudo dentro do script. A vereadora Ismaelka Queiroz (PTB) foi punida com 30 dias de suspensão, sem direito a remuneração, pela quebra de decoro parlamentar no caso do uso de veículo público para fins particulares. A punição foi decidida nesta sexta-feira pelos vereadores, em sessão extraordinária.
Serra Pelada
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, desembarca neste domingo (27) em Curionópolis. Ali, participa de seminário sobre geologia e mineração e visita a mina de Serra Pelada. O ministro será recebido pelo prefeito Wenderson Chamon (PMDB).


A implantação de uma montadora chinesa de motocicletas no município de Jacundá está avançando. O governador Simão Jatene anunciou apoio ao projeto, em audiência com os empresários que estão à frente do empreendimento, que estavam acompanhados do deputado Zequinha Marinho (PSC).

Um comentário:

Anônimo disse...

Pela nomeação de mais defensores para o Sul do Pará.

Deu no blog do PArsifal.

26 de março de 2011
Campanha para nomeação de Defensores Públicos aprovados em concurso

defe

Os aprovados no concurso da Defensoria Pública do Pará, em 2009, labutam pela nomeação e, às vésperas da expiração do prazo do concurso, 23.07.2011, iniciam uma campanha para não terem as suas expectativas frustradas.

No concurso de 2009 foram aprovados 148 candidatos, dos quais 56 foram nomeados e 92 aguardam nomeação.

Por emenda da deputada Simone Morgado, o Orçamento do Estado, para 2011, prevê dotação para a contratação de 45 Defensores Públicos.

A Defensoria Pública do Pará está recebendo, desde janeiro deste ano, os repasses financeiros já acrescido o valor da emenda citada, mas, até o momento não notificou os aprovados para nomeação, assim como não dá explicação alguma da não providência.

Dos 144 municípios do Pará, 83 não possuem Defensores Públicos. Das 117 comarcas instaladas no Pará, em apenas 65 há Defensores Públicos lotados.

O Grupo de Concursados requer a nomeação dos 45 Defensores Públicos para os quais o órgão possui dotação orçamentária e recursos financeiros para contratar e, para que não fiquem prejudicados os demais aprovados, a prorrogação do prazo de validade do concurso.

Fonte: documento distribuído pelo “Grupo de Concursados”