quinta-feira, 3 de março de 2011

Coisas da Política, 3 e 4 de março de 2011

O deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) foi eleito, nesta quarta-feira (2), presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal. E o deputado Lira Maia (DEM-PA), por indicação do seu partido, foi escolhido para a 1ª vice-presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Grosseria
Deselegante. É o mínimo que se pode dizer da exclusão do PDT, pelo governo, da primeira reunião dos líderes dos partidos aliados com a presidente Dilma Rousseff (PT), na manhã de ontem (2). O líder do PDT na Câmara, deputado Giovanni Queiroz (PA), disse que soube da reunião pela imprensa.
Totós
Claramente, o líder do PDT não foi convidado porque o partido se rebelou na votação do salário mínimo na Câmara dos Deputados. Foi uma forma de Dilma mostrar quem manda e que os aliados devem se comportar como cachorrinhos nas votações no Congresso.
Recado
Mas no seu estilo ‘bateu, levou’, Giovanni Queiroz deu resposta imediata à grosseria da presidente. O deputado disse que ficou aliviado, porque seria um constrangimento participar da reunião no Palácio do Planalto. E mandou o recado pela imprensa: ‘Nós somos aliados, não subordinados’.
Tucano?
O empresário Osvaldo Assunção, com boa cotação como candidato a prefeito de Xinguara em 2012, pode deixar o PMDB de Jader Barbalho para se filiar ao PSDB de Simão Jatene. A mudança, se confirmada, vai facilitar o apoio do governo estadual à candidatura de Osvaldo.
Novo amor
Enquanto isso, o vereador Arivaldo Santos Nascimento e o prefeito Davi Passos (PT), que viviam às turras quando o primeiro presidia o Legislativo, parece que fizeram as pazes. Ari, dizem, está avaliando a possibilidade de deixar o PTB e se filiar ao PSB, partido da base aliada do prefeito de Xinguara.
Empossado
Conforme anunciado, a Câmara de Marabá deu posse ao seu mais novo membro, na manhã de terça-feira (1º). Raimundo José de Souza, o Chefinho, segundo suplente do PP, assumiu no lugar de Leodato Marques, que pediu licença para tratar de assuntos particulares.
Sofrimento
Aumenta o número de desabrigados pela cheia e sobe o tom das críticas à prefeitura na Câmara Municipal de Marabá. Na terça-feira, vários vereadores demonstraram desconforto com a demora do Executivo no socorro às famílias e com a repetição das mesmas cenas, ano após ano.
Planejamento
Têm razão os vereadores, quando dizem que é preciso melhor planejamento para enfrentar os problemas nessa área. Até porque cheia dos rios é um problema que todos sabem que acontece quase todos os anos, precisando haver políticas perenes que possam amenizar o sofrimento das pessoas.
Não sai
O secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Sidney Rosa, negou veementemente que esteja disposto a pedir demissão do cargo, por causa de denúncias de trabalho escravo em uma fazenda dele no Maranhão. E, é claro, Rosa nega também a existência desse tipo de crime em sua propriedade.

Tem crescido muito o prestígio do deputado Zequinha Marinho (PSC) em Xinguara. Nos últimos anos, o parlamentar carreou grande volume de recursos para o município, o que lhe rendeu excelente votação ali no ano passado. Entre as conquistas com a participação do deputado, as agências da Caixa Econômica Federal e do Basa, que serão inauguradas em breve.

Nenhum comentário: