terça-feira, 12 de abril de 2011

Coisas da Política, 12 e 13 de abril de 2011

Os eleitores que não votaram nas últimas três eleições têm até esta quinta-feira (14) para evitar o cancelamento de seus títulos eleitorais. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aproximadamente um milhão de pessoas estão nessa situação e precisam comparecer aos cartórios eleitorais para regularizar a situação.

Relatório
Nesta quarta-feira (13), acontece na Câmara Municipal a apresentação do relatório de gestão fiscal da Prefeitura de Marabá, referente aos 1º, 2º e 3º quadrimestres de 2010. Prevista em lei, a prestação de contas do Poder Executivo será feita aos vereadores e demais participantes da reunião.
Prefeito
Até o fechamento da Coluna, não havia confirmação se o prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) estará presente na apresentação do relatório de gestão fiscal do governo. Os titulares de secretarias ligadas ao tema, como Planejamento, Gestão Fazendária e outras, devem comandar a prestação de contas.
Agenda
Nesta terça-feira (12), em Belém, o governador Simão Jatene (PSDB) lançará a Agenda Mínima do governo para o período 2011-2014. O ato acontecerá no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e marcará os 100 dias do governo tucano.
Obras
Uma das prioridades do governo, segundo o que foi divulgado, é a conclusão de todas as obras inacabadas herdadas do governo de Ana Júlia Carepa (PT). De acordo com Jatene, tudo o que ficou pendente será finalizado, inclusive as obras tocadas pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
Resultados
Na cerimônia que ocorrerá no Hangar, prevista para começar às 14h00, Simão Jatene apresentará os resultados dos primeiros 100 dias de sua gestão. Todas as ações de governo, incluindo os setores de saúde e segurança, serão relacionadas na apresentação do governador.
Sem-teto
Nesta segunda-feira (11), o deputado João Salame (PPS) obteve sucesso na negociação com representantes de sem-teto que haviam ocupado área na entrada da cidade de São João do Araguaia. Salame intermediou acordo dos ocupantes com a prefeitura local, representada pela prefeita Marlene Martins (PMDB).
Lotes
Pelo acordo, a prefeitura ficou de adquirir a área e implantar ali um novo loteamento para atender pessoas que não têm casa para morar. Mário Martins, ex-prefeito de São João e marido da atual prefeita, participou das negociações.
Filiações
No próximo dia 7 de maio, o PPS realiza encontro regional de filiação de novos membros. O evento acontecerá em Marabá, com a presença do presidente estadual do partido, deputado federal Arnaldo Jordy e demais lideranças da legenda.
Retaliação
Por iniciativa do ex-deputado estadual Gualberto Neto, o vereador Ronaldo Alves Araújo, o Ronaldo da 33, perdeu o controle do DEM em Marabá. Tudo porque o vereador não apoiou a candidatura de Gualberto, no ano passado. O ex-deputado está providenciando gente nova para assumir a direção do DEM no município.

O governo do Estado completa os primeiros 100 dias de governo comemorando o aumento da arrecadação. De 1º janeiro a 10 de abril, houve um incremento de 17,48% na receita própria, comparado ao mesmo período do ano passado. A Sefa já anunciou que vai intensificar as ações para que o crescimento possa continuar.

Nenhum comentário: