Osvaldinho Assunção |
Considero um erro primário essa importação de mão-de-obra, tanto pela boa qualidade dos profissionais de marketing político do Pará (e especialmente do sul e do sudeste paraenses), quanto pelo completo desconhecimento mostrado pelos marqueteiros "estrangeiros" sobre a realidade local.
O próprio Osvaldinho sofreu as conseqüências desse erro, em 2004, na sua segunda candidatura infrutífera à Prefeitura de Xinguara (a primeira foi em 2000). Ali, além de importar o "marqueteiro", ainda se contratou alguém pouco afeito à política e mais acostumado com o marketing de eventos. Deu no que deu: Osvaldinho perdeu para o atual prefeito Davi Passos (PT), que depois se reelegeu em 2008.
Tenho visto inúmeras derrotas de candidatos considerados favoritos antes da campanha, exatamente porque seus experts de comunicação simplesmente não conseguem falar a língua do nosso povo.
Apostar na prata da casa pode ser, sim, o caminho das pedras para os candidatos a prefeito, seja em Xinguara ou em qualquer outro município da região. Sem nenhum preconceito, diga-se, contra os excelentes profissionais da área que há em Goiás e em outros Estados brasileiros.
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