segunda-feira, 23 de maio de 2011

Coisas da Política 21 a 23 de maio de 2011

O prefeito de Conceição do Araguaia, Álvaro Brito Xavier (PT), que teve seu diploma cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira (17), permanece no cargo. E diz que vai recorrer da decisão do ministro Arnaldo Versiani, que determinou nova eleição no município.

Amarrada
Esquentou o clima na Câmara Municipal de Ourilândia do Norte, nesta sexta-feira (20). A vereadora Zulene dos Santos Araújo (PSDB)se amarrou no plenário da Casa, de onde diz que só sairá quando chegarem representantes do Tribunal de Contas dos Municípios e do Ministério Público para apurar denúncias de desvios de dinheiro público na Casa.
Fraudes
Entre as denúncias feitas por Zulene, funcionários fantasmas, má-utilização dos veículos da Câmara, suposta divisão de dinheiro entre vereadores e sonegação de impostos. Segundo ela, as irregularidades vêm desde a gestão do ex-presidente Joel Pereira da Silva (PV) e continuam com o atual presidente José Barreira Borges (PSDB).
Chumbo trocado
Há poucos dias, Zulene foi denunciada por José Barreira e outros por estar supostamente vendendo lotes públicos em um loteamento dela. Mas a vereadora alega que estão tentando incriminá-la para desviar a atenção das fraudes na Câmara, que ela vem denunciando desde 2009. Com a palavra o TCM e o Ministério Público.
Pacto
Neste sábado (21), todos os governadores dos Estados da Amazônia estarão reunidos em Belém, a convite do governador do Pará, Simão Jatene (PSDB). O encontro servirá à discussão de um pacto pela Amazônia, que será proposto por Jatene, com o objetivo de unificar o pensamento para enfrentar os desafios comuns da região.
Pauta
Entre os temas a serem debatidos pelos governadores, a reforma tributária que deverá ser discutida em reunião no Ministério da Fazenda, na semana que vem. Também na pauta, os critérios de atualização das dívidas dos Estados e a revisão da distribuição dos fundos constitucionais que entrará em vigor em 2012.
Contra
O deputado estadual Celso Sabino (PR) entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido para que seja anulada a votação da Câmara dos Deputados que aprovou o plebiscito dos Estados de Carajás e Tapajós. Com isso, passou também a integrar a lista das personalidade nada simpáticas ao povo das duas regiões.
Dupla
Celso Sabino se junta, assim, ao chefe da Casa Civil do governo do Estado, deputado federal licenciado Zenaldo Coutinho (PSDB), outro adversário ferrenho da criação de Carajás e Tapajós. E que também não conta com a simpatia do sul e do oeste do Pará, pela forma veemente que combate o sonho do povo das duas regiões.
Risco
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) corre o risco de passar a figurar nessa mesma relação. É que ele apresentou emenda à Constituição Federal para garantir que toda a população do Estado votará nos plebiscitos, provocando a ira de muita gente no sul e oeste paraenses.

O ex-deputado José Robson do Nascimento, o Robgol (PTB), entrou na Justiça com pedido de habeas corpus preventivo. Segundo seu advogado, Roberto Lauria, a ação foi motivada pela manifestação da OAB pedindo que sejam presos todos os investigados por supostas fraudes na Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário: