terça-feira, 31 de maio de 2011

Coisas da Política, 31 de maio e 1º de junho de 2011

O deputado Cláudio Puty (PT) esteve em Xinguara no domingo (29), onde se reuniu com militantes da Democracia Socialista, entre os quais o prefeito José Davi Passos. A reunião serviu para dar continuidade ao planejamento do mandato parlamentar de Puty, ouvindo as contribuições de seus companheiros da DS.

Dinheiro
Quase todos os partidos que formam a bancada federal do Pará no Congresso Nacional estiveram reunidos com o secretário de Estado de Governo, Sérgio Leão, na manhã de ontem (30), em Brasília. O assunto da reunião foi a liberação de recursos do Orçamento da União para o Estado. A maior parte dos recursos tem risco de ser perdido
Interesses
Até mesmo o PT e o PSOL se comprometeram em brigar para defender os interesses do Estado do Pará junto ao governo federal. Do PT, participaram do encontro os deputados Zé Geraldo e Beto Faro e o articulador da bancada do partido, ex-deputado Paulo Rocha. Marinor Brito, senadora do PSOL, também estava presente.
Nome
A vereadora Antônia Albuquerque, a Toinha, tem crescido internamente no PT, depois de deixar a tendência PT pra Valer e ingressar na Articulação Socialista, corrente liderada no Estado pelo deputado federal Beto Faro. Toinha é o nome mais forte no partido para a disputa da Prefeitura de Marabá, em 2012.
Nublado
Em contrapartida, a liderança da deputada estadual Bernadete ten Caten, nome mais representativo da PT pra Valer em Marabá, ficou um tanto enfraquecida depois do Encontro Municipal do PT, realizado há alguns dias. Os novos tempos não têm sido muito bons para o grupo liderado pela deputada.
Retorno
Depois de duas semanas sem atividades, para instalação do sistema de som, a Câmara Municipal retoma suas sessões nesta terça-feira (31). De volta ao batente, os vereadores poderão contar agora com equipamentos de última geração. É mais uma etapa do projeto de valorização do trabalho legislativo, que começou com a construção do novo prédio.
Vem?
A CPI formada pela Câmara de Parauapebas para investigar utilização de recursos dos royalties do minério pela prefeitura decidiu convocar o ex-presidente da Vale, Roger Agnelli, para depor. Na cidade, tem muita gente apostando que o executivo atenderá ao chamamento, já que é grande a animosidade entre ele e o prefeito Darci Lermen (PT). Será?
Incentivo
O governo do Pará estuda oferecer incentivos fiscais aos mototaxistas que atuam no Estado. A notícia foi dada à classe pelo chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho, em reunião na semana passada com representantes da Federação dos Mototaxistas do Estado do Pará.
ICMS reduzido
De acordo com o projeto do governo, haverá redução na alíquota de ICMS para a aquisição de motos novas para os mototaxistas cadastrados e regularizados junto aos órgãos competentes. O assunto agora será discutido com técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

É precário o serviço de iluminação pública em muitas ruas de Marabá. Em determinados bairros, quarteirões inteiros estão às escuras, com sério risco para a segurança dos moradores. A prefeitura precisa tratar o assunto com seriedade, já que a taxa de iluminação pública é cobrada religiosamente todos os meses nas contas de luz.

Nenhum comentário: