quinta-feira, 2 de junho de 2011

Coisas da Política, 2 e 3 de junho de 2011

O Ibama concedeu, nesta quarta-feira (1º), a licença para o início das obras da hidrelétrica de Belo Monte. Na esteira do projeto, o governo federal anunciou pacote de R$ 500 milhões para o ‘desenvolvimento sócio-econômico’ da região de Altamira. No total, garante o governo, serão aplicados R$ 3,2 bilhões em ações de compensação.

Retorno
É esperado que, nesta sexta-feira (3), seja finalmente publicada a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou que a Leia da Ficha Limpa não tinha validade para 2010. Com isso, Jader Barbalho (PMDB) pode estar muito próximo de voltar ao Senado.
Esperança
O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo de Barbalho no Supremo, só deve liberá-lo depois da publicação do acórdão do STF sobre a Ficha Limpa. Advogados do político paraense estão esperançosos de que o suspense possa estar chegando ao fim.
Será?
O professor da UFPA e doutor em Ciência Política Edir Veiga publicou ontem (1º) em seu blog que Jader poderá tomar posse já nesta sexta-feira. A informação não foi confirmada até o fechamento da Coluna, mas é fato que, nas searas peemedebistas, já há gente preparando a festa para a posse de seu cacique.
Contra
A Associação Comercial do Pará (ACP) lança nesta quinta-feira (2) o Comitê em Defesa do Pará. De acordo com a entidade, o comitê tem o objetivo de trabalhar contra a divisão do Estado e esclarecer a sociedade sobre o tema.
Membros
Sérgio Bitar (ACP), José Conrado (Fiepa), Eduardo Costa (Corecon), Oswaldo Tuma (ACP) e Zenaldo Coutinho (deputado federal licenciado) fazem parte do comitê. Nunca é demais lembrar que Zenaldo é o atual chefe da Casa Civil do governo do Estado.
Contra-ataque
Ao mesmo tempo em que a turma de Belém se articula contra a criação de Carajás e Tapajós, entidades empresariais do sul e oeste paraenses se preparam para reagir. A ordem é contra-atacar as ações da elite de Belém e mostrar claramente a posição dos empresários das duas regiões que pretendem se separar do Pará.
Tapajós
E por falar no assunto o Senado Federal aprovou, na última terça-feira (31), o projeto que autoriza a realização do plebiscito para criação do Estado do Tapajós. Agora, a Justiça Eleitoral deve realizar as consultas sobre Carajás e Tapajós na mesma data.
Vistoria
Causou rebuliço, ontem (1º), visita surpresa do Ibama ao sistema de água da Saneatins, em Xinguara. Segundo fonte da Coluna no município, a empresa e os fiscais não quiseram conversa com a imprensa, mas a vistoria pode ter relação com produtos impróprios que estariam sendo usados no tratamento da água.
Denúncia
Apesar do silêncio das partes, a imprensa local apurou que a visita dos fiscais à concessionária de água seria resultado de denúncia contra a empresa. Outra fonte da Coluna informou que, após a vistoria do Ibama, a direção da Saneatins em Palmas manifestou o desejo de entregar o sistema ao prefeito José Davi Passos (PT) e dar adeus a Xinguara.

A Prefeitura de Curionópolis vai iniciar a construção de casas populares para a doação à população de baixa renda. Para isso, já publicou edital de licitação com o objetivo de contratar a construtora e está trabalhando na desapropriação de terreno adequado ao projeto.

Nenhum comentário: