sábado, 4 de junho de 2011

Coisas da Política, 4 a 6 de junho de 2011

Será nos dias 16, 17, 18 e 19 deste mês a festa dos 23 anos de emancipação de Ourilândia do Norte. O município, na verdade, faz aniversário no dia 10 de maio, mas já há alguns anos, para não coincidir com a festa da vizinha Tucumã (que foi emancipada na mesma data), Ourilândia transferiu sua comemoração para junho.

Frustração
Os que preparavam festa para a possível volta de Jader Barbalho (PMDB) ao Senado terão que adiar um pouco mais a tão sonhada comemoração. O ministro Joaquim Barbosa, do relator do caso Jader no Supremo Tribunal Federal (STF), tratou de jogar um balde de água fria nas pretensões jaderistas.
Não vingou
Foi na última quinta-feira (2), no julgamento de recurso dos advogados de Jader, que queriam a imediata reforma da decisão do Supremo que impediu a posse do cacique do PMDB do Pará com base na Lei da Ficha Limpa. Barbosa disse não ao pedido e despachou o caso de volta para o plenário do STF.
Sem prazo
Assim, o assunto deverá ser debatido novamente por todos os ministros do Supremo, no plenário da Corte, em julgamento que ainda será marcado. O que vai adiar, sine die, o sonho de Jader Barbalho de assumir novamente uma cadeira no Senado.
Parlamento
O deputado João Salame (PPS) participou, nesta sexta-feira (3), da 1ª Reunião do Parlamento Amazônico em Cuiabá (MT). Na pauta, questões relacionadas à Lei Kandir, o marco regulatório da mineração, a criação de novos municípios e a implantação de hidrovias na Amazônia.
O que é
O Parlamento Amazônico é um fórum de debates das questões que são comuns na região. E é formado por parlamentares dos nove Estados da Amazônia Legal: Mato Grosso, Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
Lá e cá
Há políticos tentando servir a dois senhores, nessa história da criação de Carajás e Tapajós. No lançamento do tal ‘Comitê em Defesa do Pará’, na sede da Associação Comercial do Pará (ACP), na quinta-feira (2), havia políticos que têm feito um discurso bem diferente quando estão no sul do Pará.
Posição
Mas, como diz o ditado, a mentira tem perna curta. Esses senhores pecam, não por ficarem contra a causa do sul e do oeste do Pará, mas por tentarem se equilibrar sobre o fio da navalha, o que, é óbvio, não conseguirão. Eles precisam definir de que lado estão antes que se queimem nas duas frentes.
Redenção
O governador Simão Jatene (PSDB) tem agenda marcada para Redenção, no próximo sábado (10). Ali, ao lado do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, participa da 13ª Expo Carajás, a feira agropecuária do município, e entrega equipamentos para as regionais da Adepará no sul do Estado.
Convênios
Na mesma cerimônia, está prevista a assinatura de convênios entre o governo federal e o governo do Estado, no valor total de R$ 60 milhões. O recurso, do Ministério da Agricultura, é destinado a ações da Adepará, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará.

A briga entre o PT pra Valer e a Articulação Socialista (AS) está rendendo na região. Em São Domingos do Araguaia, a disputa foi parar no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde a turma do PT pra Valer está pedindo a cabeça do presidente e do tesoureiro da entidade. Hoje (4) haverá assembléia e tudo indica nova vitória da AS naquela região.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vale ressaltar que quem está a frente da ADEPARA é o competente MÁRIO MOREIRA, um grande conhecedor do assunto. O povo de Redenção tem saudade da administração do Mário Moreira.