quinta-feira, 9 de junho de 2011

Coisas da Política, 9 e 10 de junho de 2011

A Alepa realizará sessão solene para celebrar os cem anos da Igreja Assembléia de Deus no Pará e no Brasil. O requerimento é do deputado Raimundo Santos (PR), que é membro da instituição religiosa homenageada. A igreja comemora seu centenário no próximo dia 18.

Prova
Com pouco mais de 150 dias da gestão de Simão Jatene (PSDB) no Estado, a área de segurança pública do atual governo passa por uma prova de fogo. A violência, que havia desacelerado nos primeiros meses do ano, volta a aterrorizar a população, com um festival de assassinatos nas últimas semanas. A ordem do governador é apertar o cerco aos criminosos.
Conselho
Em Xinguara, a sociedade civil organizada decidiu tomar a frente das discussões sobre segurança pública. Capitaneadas pela Associação Comercial e Empresarial (Aciapa), diversas entidades estão debatendo a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública para orientar as políticas do setor.
Objetivo
Participam da discussão, o Rotary Club, Maçonaria, Igreja Católica, Conselho Tutelar, representantes da prefeitura e advogados. O objetivo é melhorar a articulação entre os poderes públicos e a iniciativa privada no sentido de buscar ações efetivas de combate à criminalidade.
Fundo
Dentre as ações discutidas pelas entidades de Xinguara, a criação de um fundo municipal de segurança pública, para viabilizar recursos financeiros públicos e privados para investir no fortalecimento da segurança pública no município. Até porque sem dinheiro, nada pode ser feito para estruturar o setor e combater os criminosos
Missão
O empresário e pecuarista Osvaldo Assunção, presidente do Sindicato Rural de Xinguara, recebeu a responsabilidade de organizar as representações pró-Estado de Carajás nos municípios da PA-279, além de Sapucaia e Rio Maria. Osvaldinho, como é conhecido, terá também a tarefa de levantar fundos para a causa entre empresários daquela região.
Primeira
Ontem (8), sob a coordenação de Osvaldinho Assunção, aconteceu a primeira reunião da comissão pró-Carajás de Xinguara. Muitos empresários, políticos e profissionais liberais participaram do evento. O prefeito José Davi Passos (PT) estava lá, acompanhado de secretários municipais.
Guerra
Em Brasília, continua a guerra entre o senador Mário Couto (PSDB-PA) e o diretor-geral do Dnit, Luiz Pagot. Nesta quarta-feira (8), o senador desafiou o diretor do Dnit a apresentar a evolução do seu patrimônio nos últimos anos. O desafio foi feito da tribuna do Senado, com o mesmo estilo irônico de sempre do senador paraense.
Chumbo trocado
Há vários anos, Mário Couto vem denunciando suposta corrupção no Dnit e já pediu, sem sucesso, a instalação de duas CPIs para investigar o caso. Em resposta, Luiz Pagot pediu à Comissão de Ética do Senado a cassação do mandato de Couto por quebra do decoro parlamentar.

Conforme previsto, o governador Simão Jatene desembarca nesta sexta-feira (10) em Redenção, onde participa da feira agropecuária do município, assina convênios com o Ministério da Agricultura e lança programas ligados ao setor rural. Uma equipe do cerimonial do governo já está em Redenção para preparar a visita do governador.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://vereadorjoneswilliam.blogspot.com/2011/06/ministerio-publico-estadual-pede-do.html

MPE decidiu ajuizar a ação civil pública por que o gestor não cumpriu a determinação do Ministério Público que mandou que a PMT abrisse para consulta pública todas as contas referentes aos anos de 2008 a 2010