terça-feira, 20 de setembro de 2011

Coisas da Política, 20 e 21 de setembro de 2011

Nesta segunda-feira (19), o deputado João Salame, presidente da Frente Por Um Pará Mais Forte, se reuniu com o comando de marketing da campanha pró-Carajás. Na pauta, os próximos passos da caminhada para convencer o eleitorado paraense da viabilidade da criação dos Estados de Carajás e Tapajós.

Alfinetada
Como se sabe, na semana passada, o professor Wilson Teixeira distribuiu pizzas aos sete vereadores de Marabá que não aprovaram a criação da CPI para investigar a vereadora Ismaelka Queiroz (PTB). Sobre o assunto, o vereador Leodato Marques (PP) disse que Wilsão tem todo o direito de protestar e aconselhou o professor a levar também uma pizza ao juiz que autorizou o retorno da vereadora à Câmara.
Celpa
Confirmada para hoje (20), às 11h00, na sede do Ministério Público Estadual, uma reunião entre representantes da Celpa, do Procon e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O objetivo é melhorar o atendimento da Celpa em Marabá, que tem sido recordista de reclamações no Procon. São 15 denúncias por dia, geralmente por cobranças indevidas.
Mala e cuia
Fernando Coimbra (PDT), Eduardo Costa (PTB), Junior Ferrari (PTB) e Eliel Faustino (PR). Nada menos do que quatro deputados estaduais do Pará são especulados como futuros filiados do Partido Social Democrático (PSD). Note-se que dois deles são do PTB, que ficaria com apenas um deputado em sua bancada na Alepa.
Conflito
Fernando Coimbra, como já foi publicado aqui, deve mesmo deixar o PDT, ainda que não se confirme sua filiação ao PSD. O parlamentar entrou, definitivamente, em rota de colisão com o presidente estadual do PDT, deputado federal Giovanni Queiroz.
Rasteira
Ninguém no partido fala abertamente sobre o assunto, mas pessoas muito próximas de Giovanni disseram à Coluna que a situação de Coimbra ficou insustentável dentro do PDT. Ele teria, segundo essas fontes, tentado tirar o comando da sigla das mãos de Queiroz, confabulando diretamente com Brasília.
Tiro no pé
Nem é preciso dizer que a tentativa de Coimbra não deu certo. Prestigiado pelo PDT nacional, sendo hoje o líder da bancada na Câmara Federal, Queiroz foi logo alertado da manobra do seu ex-pupilo, que deu com os burros n’água e, parece, terá que procurar novo partido para se aninhar.
Crescimento
O PSB do deputado Cássio Andrade ampliou bem seus horizontes na política de Xinguara. Na última semana, o partido filiou os vereadores Arisvaldo Nascimento, o Ari, e Diones Moreira, dobrando sua bancada na Câmara Municipal. O PSB já contava com os vereadores Edelton Pereira e Cícero Oliveira.
Prefeiturável
A idéia das lideranças do PSB, segundo se especula nos bastidores da política xinguarense, é lançar o vereador Ari para prefeito, em 2012. Ari foi o mais votado para a Câmara em 2008 e vem trabalhando nos últimos anos com o intuito de disputar a prefeitura, o que pode ser viabilizado com sua entrada no PSB.

Apesar das negativas, a ex-governadora Ana Júlia Carepa (PT) está sim inelegível por oito anos, conforme a Lei da Ficha Limpa. Se não derrubar em instância superior a condenação que teve no TRE por abuso de poder econômico nas eleições de 2010, assim que tentar registrar candidatura para qualquer cargo, Ana deve receber um sonoro não da Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário: