quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Coisas da Política, 27 e 28 de setembro de 2011

O município de Canaã dos Carajás comemora, no próximo dia 5 de outubro, 17 anos de sua emancipação política e administrativa. Extensa programação, com muitos shows e atividades esportivas está sendo preparada pela prefeitura para festejar a data. A festa começará no sábado (1º).

Julgamento
O assunto em Marabá, nesta segunda-feira (26), foi um só. A possível cassação do prefeito Maurino Magalhães (PR) a partir de sentença da juíza eleitoral Cláudia Regina Moreira Favacho Moura. Parecer do Ministério Público foi favorável à cassação do prefeito e do vice-prefeito Nagilson Amoury (PRB), acusados da utilização de caixa dois nas eleições de 2008.
Expectativa
De acordo com o que vem sendo especulado, a sentença deve sair no decorrer desta semana, podendo acompanhar ou não o parecer do MP. O fato é que a simples possibilidade do processo ser sentenciado já provocou intensas movimentações nos bastidores políticos da cidade.
Na berlinda
O prefeito de Conceição do Araguaia, Álvaro Brito (PT), e sua vice-prefeita Wanderlândia Aquino (PSB) também podem estar com os dias contados na prefeitura. É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar, nos próximos dias, recurso contra cassação dos mandatos dos dois, já decretada de forma monocrática pelo ministro Arnaldo Versiani.
Abuso
Na última sexta-feira (23), o ministro encaminhou os autos do processo para inclusão na pauta de julgamentos do TSE. Álvaro Brito e Wanderlândia Aquino foram acusados de abuso de poder político nas eleições de 2008.
Candidato
Em Xinguara, Jader Barbalho (PMDB) confirmou a pré-candidatura do seu correligionário Osvaldo Assunção à prefeitura. Acompanhado do filho Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua, e dos deputados Parsifal Pontes (estadual) e Asdrúbal Bentes, Jader esteve no município no último domingo (25).
Novidades
Ítalo Ipojucan no PMDB e Gilberto Leite no PT. As filiações partidárias dos dois empresários também fazem parte do tititi político da semana em Marabá. Dizem que uma grande frente está sendo formada pelos dois partidos e mais o PDT e o PV para tentar viabilizar uma terceira via para a eleição municipal de 2012.
Aposta
A idéia, segundo se comenta, é tentar convencer os eleitores marabaenses que há alternativa às candidaturas do atual prefeito Maurino Magalhães e do deputado Tião Miranda (PTB). Os articuladores da terceira via apostam no crescimento da fatia do eleitorado que rejeita Magalhães, mas também não é muito simpática a Miranda.
Será?
Dizem por aí que é real a possibilidade do vereador licenciado Miguelito Gomes Filho (PP) ser alçado à condição de candidato da situação à Prefeitura de Marabá. De acordo com as especulações do momento, mesmo que Maurino não seja cassado, Miguelito pode ser ungido candidato oficial, diante da alta rejeição do atual prefeito marabaense.

Rivelino Zarpellon, advogado e militante da Democracia Socialista (DS), foi escolhido pré-candidato do PT à Prefeitura de Xinguara. Caso a escolha seja confirmada pelo partido na convenção do ano que vem, Zarpellon terá a dificílima missão de levar o PT ao seu terceiro mandato consecutivo na prefeitura.

Um comentário:

Anônimo disse...

por que diabos cassam os bons prefeitos, como: o de repartimento, marabá,etc... e deixam sanguessugas como esse de tucuruí impunes??