terça-feira, 6 de setembro de 2011

Coisas da Política, 6 e 7 de setembro de 2011


Será neste sábado (10), no plenário da Câmara Municipal de Marabá, a convenção da Frente pró-Carajás. A informação foi confirmada à Coluna pelo deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA). Na convenção, deve ser aprovado o estatuto e escolhidos os representantes da frente junto à Justiça Eleitoral.

Mais do mesmo
E essa novidade, agora, de que o ex-governador Almir Gabriel (sem partido) poderá ser candidato à Prefeitura de Belém, com o apoio do prefeito Duciomar Costa (PTB), o Dudu? Muita gente acredita que é só mais um factóide criado por Dudu, um especialista no assunto. Até pela idade avançada de Gabriel, que completou 79 anos no último dia 18 de agosto.
Festa de gala
Com direito a alvorada, com muitos fogos de artifício. Foi assim a festa de filiação do empresário Jeová Andrade, de Canaã do Carajás, ao PMDB. O presidente estadual do partido, Jader Barbalho, foi quem abonou a ficha de filiação de Andrade, em evento realizado em uma igreja evangélica.
Mudança
Em Xinguara, o meio político dá como certa a filiação do vereador Arisvaldo Santos Nascimento, o Ari, no PSB. Sem espaço no PTB para se lançar candidato a prefeito no próximo ano, o vereador busca melhor alternativa para o seu projeto.
Apostas
Apesar da quase certa filiação de Ari ao PSB, há quem garanta que ele não sairá candidato a prefeito. Atentos observadores da cena política de Xinguara apostam que o vereador poderá negociar uma candidatura a vice-prefeito ou até mesmo tentar a reeleição para o Legislativo. A conferir.
Água no chope
Quando o processo de Jader Barbalho no Supremo Tribunal Federal (STF) foi transferido para o ministro Ricardo Lewandowski, há duas semanas, a Coluna registrou que o fato representava uma pequena vitória do peemedebista paraense. E acertou em cheio. O processo acaba de retornar às mãos do ministro Joaquim Barbosa, relator original do caso.
Via-crúcis
Joaquim Barbosa estava de licença para tratamento de saúde, sem previsão de retorno às suas atividades no tribunal. Estranhamente, o ministro voltou a despachar em seu gabinete no STF, mesmo após recente cirurgia, e requereu de volta a papelada de Jader Barbalho. Tudo indica que o julgamento do caso vai demorar um bocado.
Proibição
Resolução divulgada pelo PT neste fim de semana, no 4º congresso nacional do partido, proíbe alianças com PSDB, DEM e PPS na formação de chapas para prefeito em 2012. Com isso, atuais configurações de alianças nos municípios entre os quatro partidos devem ser gradativamente dissolvidas.
Baixa
Como conseqüência da decisão petista, aqui pelo sul do Pará, o publicitário Cláudio Feitosa Felipeto deve deixar a Secretaria de Cultura de Parauapebas. Perde o município, pois Feitosa tem um trabalho elogiado até mesmo pelos adversários. E perde o prefeito Darci Lermen (PT), que ficará sem um dos seus poucos auxiliares com boa popularidade.

Atendendo a lideranças do seu PSB em Xinguara, o deputado estadual Cássio Andrade destinou emenda parlamentar de R$ 57 mil para compra de ambulância para a vila São Francisco. A localidade fica a 32 quilômetros da sede do município e não dispõe, até hoje, de veículo para o transporte de doentes.

2 comentários:

Toninho disse...

Deputado do Pará quer ser o Siqueirão de Carajás
Médico e pecuarista na região de Carajás, no Pará, o deputado federal Giovanni Queiroz (PDT), mineiro de nascimento é um dos maiores entusiastas da criação do novo estado. Para ele, o melhor exemplo da viabilidade da divisão está do outro lado do rio Araguaia, no vizinho Tocantins. O estado mais novo do Brasil foi criado em 1988, sob os auspícios de seu atual governador, Siqueira Campos, conhecido como Siqueirão e eleito quatro vezes para o cargo. Giovanni Queiroz não esconde que Siqueirão é seu ídolo na causa. De tanto falar nele na Câmara, colegas paraenses apostam que, caso Carajás vire realidade, o deputado separatista vai encampar o apelido Queirozão para a primeira disputa ao governo estadual.

Anônimo disse...

Parabéns ao povo carente do Pará,
hoje foram inteligente na escolha do
não á divisão do seu estado,até político mineiro estava ai lutando
pela divisão para depois tomar o go
verno,escravisar o povo,apoderando
de seus poucos bens cuidado,mandem
esse mineiro de volta para M G.Nosso
estado tem mais de 850 municípios,se
fosse a metade já muito,tem cidade
que é menor de que muitos bairros.