quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Coisas da Política, 10 e 11 de novembro de 2011

Maurino Magalhães de Lima (PR) está de volta à Prefeitura de Marabá. E foi novamente do juiz José Rubens Leão, do Tribunal Regional Eleitoral, a decisão de reintegrá-lo ao cargo. A juíza Cláudia Favacho, que cassou Maurino, já foi comunicada da decisão de Leão, que acatou medida cautelar impetrada pela defesa do prefeito.

Ausente
O governo estadual não deu o ar da graça na sessão especial da Câmara Municipal de Marabá, que discutiu projetos importantes como Alpa, Aline, porto e hidrovia. O governo foi oficialmente convidado, não compareceu e nem justificou os motivos da ausência na reunião que aconteceu na manhã de terça-feira (8).
Nem aí
Foi também muito sentida a ausência dos deputados estaduais Tião Miranda (PTB) e Bernadete ten Caten (PT), que representam Marabá na Assembléia Legislativa do Estado (Alepa). Dos três estaduais do município, apenas João Salame (PPS) esteve presente na sessão especial da CMM. A exemplo do governo, Miranda e Bernadete foram convidados.
Antenados
Os federais Asdrúbal Bentes (PMDB) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB) marcaram presença, antenados com a importância da pauta em debate, não somente para Marabá mas para toda a região. Conforme anunciado, José Carlos Soares, presidente da Alpa, e Ian Corrêa, vice-presidente da Sinobras também participaram da reunião.
Resposta
Tanto Soares quanto Corrêa confirmaram que está de pé a implantação da Alpa e do Projeto Aline. Apenas os cronogramas das duas obras devem atrasar quanto à programação inicial, segundo eles. Ainda assim, houve gente que saiu da reunião não muito convencida de que Alpa e Aline estão garantidos para Marabá.
Itinerante
Tudo indica que ficará para o mês de dezembro o governo itinerante de Simão Jatene (PSDB) em Parauapebas. Com ações sociais voltadas principalmente para a área da saúde, o governador também deverá anunciar obras e serviços de interesse de Parauapebas e de outros municípios daquela região, como Canaã, Eldorado e Curionópolis.
Proximidade
Neste primeiro ano de governo, Jatene já promoveu dois governos itinerantes, com o objetivo de aproximar a estrutura administrativa do Estado das regiões mais distantes da capital. As duas primeiras ações foram em Santarém, no oeste do Pará, e em Marabá.
Campanha
Começa nesta sexta-feira (11) o horário gratuito do rádio e TV para propaganda das frentes pró e contra a criação dos Estados de Carajás e Tapajós. A campanha deve servir para esclarecer as muitas dúvidas que ainda persistem quanto à viabilidade da divisão do Pará em três novas unidades federativas.
Titãs
Pelo lado do ‘Sim’, os competentes publicitários Duda Mendonça e Chico Cavalcante prometem programas com conteúdo que comprove, de uma vez por todas, que é bom para todos a divisão do Pará. A equipe do ‘Não’ é comandada pelo não menos competente Orly Bezerra, da Griffo Comunicação. Será uma guerra de titãs.

O ex-prefeito de São João do Araguaia, José Freire Falcão, o Cazuza, foi escolhido pré-candidato do PT à prefeitura. Ele foi prefeito de São João de 1973 a 1976 e de 1989 a 1993 e sua candidatura coloca o PT em situação delicada, já que o partido participa do governo da prefeita Marlene Martins (PMDB), pré-candidata à reeleição.

Nenhum comentário: