quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Coisas da Política, 15 e 16 de novembro de 2011

O deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB) confirmou que continuará no Congresso Nacional até 2014, a pedido do governador Simão Jatene. Com essa decisão, o candidato tucano a prefeito de Altamira, cargo almejado por Gonçalves, será o ex-deputado Nicias Ribeiro, o preferido do governador.

Pelo ‘Sim’
Deputados João Salame (PPS) e Giovanni Queiroz (PDT) com o pé na estrada na campanha do “Sim”. No último sábado (12), estiveram em Barcarena e Abaetetuba. Domingo, participaram de eventos em Mocajuba e Igarapé-Açu. Ontem (14), passaram por Tailândia, Moju e Acará.
Adesões
Nesta terça-feira, os dois deputados estarão em Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará e Cametá. Salame e Giovanni conseguiram adesões importantes para o “Sim”, em todos os municípios por onde passaram. E, é bom que se diga, todas as cidades visitadas fazem parte do Novo Pará.
Sem descanso
Outro que está trabalhando duro na campanha pela criação do Tapajós e Carajás é o deputado federal Zequinha Marinho (PSC). No feriado prolongado, Marinho está cumprindo extensa agenda em municípios da Ilha do Marajó, Região do Salgado e outras áreas do Pará remanescente.
Reforço
A expectativa é de que, nos próximos dias, os demais parlamentares do sul e sudeste do Pará possam reforçar a campanha do “Sim”, que tem crescido muito nos últimos dias, especialmente depois do início do horário eleitoral gratuito do rádio e TV. Pesquisas quali das frentes pró-Carajás e pró-tapajós mostram um cenário otimista.
Mudança
As pesquisas são para consumo interno da campanha e foram feitas exclusivamente com grupos de eleitores declarados do “Não”. Depois de assistir aos programas, mais da metade dos pesquisados têm mudado sua declaração de voto. E se mostram convencidos de que devem votar “Sim”, no plebiscito de 11 de dezembro.
Greve
Há muito não se falava em greve de servidores públicos municipais em Marabá, por causa de atraso de salários. Mas é o que pode acontecer a qualquer momento, a partir desta quarta-feira (16), se o prefeito Maurino Magalhães (PR) não efetuar o pagamento de outubro.
Sem dindin
De acordo com os sindicatos que representam o funcionalismo da prefeitura, a maioria das secretarias ainda não depositou os salários dos servidores. Leia matéria completa sobre o assunto, nesta página.
Sinecura
Informa o jornalista Lauro Jardim, na coluna Radar na Veja desta semana, que o PT deve entregar à ex-governadora Ana Júlia Carepa uma diretoria da empresa de capitalização Brasilcap, da qual um dos sócios é o Banco do Brasil. O salário, segundo Jardim, é de R$ 30 mil, mais carro com motorista e outros mimos.
Caos
Ana Júlia é a mesma que deixou o Pará com as finanças em frangalhos, de acordo com os números divulgados pelo atual governo. O Estado está ainda impedido de contrair empréstimos externos por faltar a devida prestação de contas em muitas operações de créditos efetivadas no governo da petista.

O ex-prefeito de Marabá, Hamilton Bezerra, foi absolvido à unanimidade pelo Tribunal de Justiça do Estado. Prefeito na década de 80, ele foi acusado por falhas nas prestações de contas de sua gestão. A defesa alegou a prescrição do crime, tese acolhida pelo TJE. As informações são do jornalista Ademir Braz, no blog “Quaradouro”.

Nenhum comentário: