terça-feira, 8 de novembro de 2011

Coisas da Política, 8 e 9 de novembro de 2011

Nada menos que 12 dos 27 governadores eleitos em 2010 enfrentam processos de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre os processados estão Tião Viana (PT-AC), Cid Gomes (PSB-CE), Siqueira Campos (PSDB-TO), Roseana Sarney (PMDB-MA), Antônio Anastasia (PSDB-MG) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ).

Colisão
Comenta-se, nos bastidores da política, que PMDB e PSDB já estariam com a relação desgastada, com apenas dez meses de parceria no governo de Simão Jatene (PSDB). Um dos motivos do problema seria a Secretaria de Estado de Transportes, cujo titular é o peemedebista Francisco das Chagas, o Chicão.
Prefeituras
Outras fontes de problemas para o casamento entre tucanos e peemedebistas seriam a sucessão nas prefeituras de Belém e Ananindeua e a presidência da Assembléia Legislativa do Estado (Alepa) para 2013-2014. Evidentemente, nos dois partidos, ninguém comenta o assunto.
Greve
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marabá e o Sindicato dos Servidores da Saúde estão prontos para mobilizar greve geral dos funcionários da prefeitura, caso o pagamento dos salários de outubro não seja feito até esta terça-feira. Segundo os líderes sindicais, até agora apenas a Educação pagou seus funcionários.
Disputa
O senador Flexa Ribeiro não parece muito disposto a abrir mão de uma possível candidatura a prefeito de Belém, em benefício do deputado federal Zenaldo Coutinho. No que depender de Flexa, tudo indica que haverá disputa na convenção do PSDB.
Rixa antiga
Zenaldo e Flexa há muito têm uma relação tumultuada. As rusgas vêm desde quando o senador não quis renunciar à presidência do PSDB no Pará, para que o deputado assumisse o comando. Zenaldo dizia na época que Flexa não cumpriu acordo firmado de dividir com ele, Zenaldo, o mandato na presidência.
Novo prefeito
O vereador Nagib Mutran Neto (PMDB) deve assumir a Prefeitura de Marabá na manhã desta terça-feira. Ele estava fora do município tratando de assuntos particulares, mas ficou de retornar a Marabá nas primeiras horas de hoje (8).
Recurso
Enquanto isso, o prefeito cassado Maurino Magalhães (PR) tenta novo remédio jurídico para reassumir o cargo. Como se sabe, Maurino foi afastado na semana passada pelo mesmo desembargador que há poucos dias concedeu liminar reintegrando o prefeito.
Alpa
Com a posse de Nagib Mutran na prefeitura, Irismar Sampaio (PR) é quem deve presidir a sessão especial marcada para as 9 horas desta terça para discutir temas ligados à Aços Laminados do Pará (Alpa). José Carlos Soares, presidente da Alpa, e Ian Corrêa, vice-presidente da Sinobras, já confirmaram presença.
Condicionantes
Na pauta da reunião, além da Alpa, assuntos importantes como a construção do porto, hidrovia e Projeto Aline. Como não poderia deixar de ser, as condicionantes relacionadas à Alpa, compromissadas pela Vale com a sociedade marabaense, também estarão em debate.

Também nesta terça-feira, às 18h00, acontece o lançamento do Disque Denúncia de Marabá. A solenidade será no 4º Batalhão de Polícia Militar. O projeto é fruto de parceria entre a Alpa, Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC), Governo do Estado e Prefeitura de Marabá.

Nenhum comentário: