sábado, 18 de fevereiro de 2012

Coisas da Política, 18 a 25 de fevereiro de 2012

A exemplo dos órgãos do Estado, as repartições públicas municipais de Marabá também fecharam as portas nesta sexta-feira (17) para só retomar o atendimento ao público na próxima quinta-feira (23). No período carnavalesco, apenas os serviços essenciais estarão funcionando.

Ficha limpa
Depois de muita polêmica, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou a Lei da Ficha Limpa. Assim, já a partir das eleições deste ano, as regras previstas na citada lei estarão em vigor. O que coloca no estaleiro muitos políticos com a inelegibilidade de oito anos determinada pela lei declarada constitucional pelo Supremo.
Inelegíveis
No Pará, políticos conhecidos devem sofrer as consequências da decisão do STF. Paulo Rocha (PT) ficou inelegível até janeiro de 2015, por ter renunciado ao mandato de deputado federal. Luiz Sefer (PP) renunciou ao mandato de deputado estadual e estará inelegível até janeiro de 2019.
Dançou
Além destes, o deputado estadual Chico da Pesca (PT), que acaba de ter o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), também entrou na dança da Lei da Ficha Limpa. Por ter sido condenado por um colegiado, o petista corre o risco de não disputar eleições até agosto de 2019.
Etanol
Deputados da Frente Parlamentar da Agricultura tentam derrubar o decreto presidencial que proíbe a produção de biocombustível na Amazônia. O objetivo é permitir o plantio de cana-de-açúcar para produção de etanol na região. Segundo os parlamentares, só no Pará há 16 milhões de hectares propícios para isso.
Hospitalidade
A população de Santarém recebeu o governador Simão Jatene (PSDB) sem nenhuma hostilidade. E não poderia ser diferente. Apesar do apoio explícito do governador à campanha contra a divisão do Pará, a luta pela criação do Tapajós e Carajás precisa continuar em clima de paz, sem extremismos.
Agenda
Deputados da CPI do Tráfico Humano definiram, em reunião nesta semana, a agenda de trabalho da comissão até o encerramento dos trabalhos, previsto para 22 de abril. Participaram da reunião os deputados João Salame (PPS), Carlos Bordalo (PT), Pastor Divino (PRB) e Edmilson Rodrigues (PSOL).
Novela
Até a análise dos embargos impetrados pelos advogados do prefeito Izaldino Altoé (PT), em processo que corre no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele permanecerá na Prefeitura de Jacundá. A cada dia, diminuem as chances de Ronaldo Martins (PMDB) assumir a cadeira de prefeito.
Troca
É dada como certa a nomeação do deputado estadual Celso Sabino (PR) para a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter). Ele vai substituir seu companheiro de partido, deputado Júnior Hage, que voltará à Assembleia Legislativa.
Suplente
A bem da verdade, Sabino é suplente de deputado estadual e estava exercendo mandato enquanto Hage comandava a Seter. De acordo com informações que chegam da capital, o novo titular da secretaria deve assumir logo depois do carnaval.

Termina neste mês o prazo de seis meses determinado pela Justiça para a permanência do Detran nas ruas de Jacundá. Muito se questionou sobre uma banca examinadora do órgão na cidade, mas até a presente data nada foi resolvido. Enquanto isso os interessados recorrem a Marabá para tirar a Carteira Nacional de Habilitação.

Nenhum comentário: