terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Coisas da Política, 28 e 29 de fevereiro de 2012

A cada dia se mostra mais clara a possibilidade da formação de um grupo independente com dez deputados na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). A possível criação do novo bloco é fruto da enorme insatisfação dos parlamentares com o tratamento que eles vêm recebendo do governo do Estado.

Amat
O prefeito de Tucumã, Celso Lopes Cardoso (PSD), foi confirmado ontem (27) como novo presidente da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (Amat-Carajás). Os prefeitos reunidos na sede da entidade, em Belém, decidiram dar posse ao mais velho dos dois candidatos que disputaram a eleição, que terminou empatada em 17 votos.
Quase vice
O outro candidato era o prefeito de Abel Figueiredo, Hidelfonso de Abreu Araújo (PP). Antes de anunciar o nome de Celso Lopes, os prefeitos tentaram de todas as formas o entendimento entre os dois candidatos. Houve até mesmo a tentativa de colocar Hidelfonso como vice de Celso.
Por idade
Mas essa operação se mostrou frustrada, depois que o vice de Celso, prefeito Edson Alvarenga (PTB), de Nova Ipixuna, bateu o pé e não cedeu a vaga. Assim, os prefeitos resolveram dar posse ao candidato mais velho, apesar da completa omissão do estatuto da Amat sobre critérios para o desempate da eleição.
Divisão
Com esse resultado, venceu o governo do Estado, que colocou todas as suas fichas e forças em favor da candidatura de Celso Lopes. Por motivos óbvios, os prefeitos nem querem tocar no assunto, mas muita gente vê sair desse episódio uma Amat fragilizada, muito diferente da grande associação municipalista de um passado nem tão distante.
Visita
O engenheiro Martiniano Cavalcante, membro da executiva nacional do PSOL, está articulando a vinda das ex-senadoras Marina Silva (sem partido) e Heloisa Helena (PSOL) a Marabá. Martiniano e outras lideranças da esquerda brasileira estão trabalhando na organização de um novo partido político com a participação de Heloísa e Marina.
Sonho
Aproximam-se as eleições e o que mais se vê são ex-prefeitos querendo voltar às prefeituras de seus municípios. Entre os ex que podem ser candidatos estão Bel Mesquita e Faisal Salmen (Parauapebas), Mário Moreira e JPC (Redenção), Tião Miranda (Marabá), Adécimo Gomes (Itupiranga), Adelar Pelegrini (Tucumã) e Denimar Rodrigues (São Félix do Xingu).
Luto
Por conta da morte do deputado estadual Alessandro Novelino (PMN), em acidente de avião no último sábado (25), a Assembleia Legislativa só retoma suas atividades nesta quarta-feira. Hoje (28) ainda é dia de luto na Casa.
Posse
Dessa forma, a posse do suplente Nélio Aguiar, também do PMN, só deve acontecer a partir de amanhã. O novo deputado, que teve 19.151 votos na eleição de 2010, é de Santarém, onde exercia até a semana passada mandato de vereador. Ele também já foi secretário de Saúde daquele município.

O vereador licenciado Miguelito Gomes Filho (PP) já está em Marabá, depois de passar por cirurgia em Goiânia. Miguelito está se recuperando da cirurgia e se preparando para enfrentar a maratona das eleições municipais deste ano, quando deve tentar a reeleição para o Legislativo, apesar de ter sempre o nome comentado para outros cargos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amat muito mal representada por um politico que tem uma lista enorme de pendências com a justiça, e o que é pior, apoiado pelo governador que tá pouco se lixando para o Sul e Sudeste do Pará.