terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Coisas da Política, 14 e 15 de fevereiro de 2012

Até a próxima quinta-feira (16), o Departamento de Trânsito do Pará (Detran) vai funcionar uma hora a mais no atendimento ao público, todos os dias. Tudo para compensar o ponto facultativo de 20 a 22 deste mês, durante o período de carnaval. O horário estendido vale para todas as representações do órgão no Estado.

Empatou
Nesta segunda-feira (13), terminou empatada a votação para escolha do novo presidente da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (Amat-Carajás), numa das eleições mais disputadas da história da entidade. Os candidatos Celso Lopes Cardoso (PSD), de Tucumã, e Hidelfonso de Abreu Araújo (PP), de Abel Figueiredo, tiveram 17 votos cada.
Imbróglio
Como o estatuto da Amat não prevê critérios para o desempate, os prefeitos decidiram suspender o processo eleitoral e nova reunião foi marcada para o próximo dia 27, em Belém, quando será tentada uma solução negociada para a situação. Enquanto isso, Luciano Guedes continua presidindo a associação.
Sumiu
Intrigou a todos os que participaram ou acompanharam a eleição o sumiço de um voto. Eram 35 aptos a votar, todos assinaram a lista de votação, mas apareceram apenas 34 votos. Para onde terá ido o trigésimo quinto?
Cabo eleitoral
O governo do Estado investiu pesado na candidatura de Celso Lopes Cardoso, prefeito de Tucumã. Estavam presentes à assembleia da Amat o ex-deputado tucano Ítalo Mácola (atual secretário da Assembleia Legislativa) e representantes do cerimonial do Palácio dos Despachos, numa clara demonstração de como o governo encarou a eleição.
Fiel
O deputado Tião Miranda (PTB) também emprestou apoio ao candidato de Simão Jatene (PSDB), dando mostras, mais uma vez, de seu afinado alinhamento com o governador. Já o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Helder Barbalho (PMDB), compareceu em apoio ao candidato Hidelfonso Araújo.
Frentes
Aliás, todo o PMDB e também o PT fecharam em torno da candidatura do prefeito de Abel Figueiredo. O PSDB e o PSD lideraram o apoio ao prefeito de Tucumã.
Carajás
Antes da votação, a pedido da atual diretoria da Amat, o deputado estadual João Salame (PPS) fez um balanço da campanha pela criação do Estado de Carajás. O parlamentar fez um apelo pela continuidade da união dos prefeitos em torno da causa.
Caixa 2
É grande a expectativa sobre o julgamento do prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR), previsto para hoje (14) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O pleno do tribunal decidirá se mantém ou não a cassação do mandato do prefeito, acusado de crime de caixa 2 na campanha de 2008.
Os fatos
Maurino foi cassado em novembro de 2011, pela juíza eleitoral Cláudia Regina Moreira Favacho Moura, depois de um longo processo que se arrastava desde 2009. Conforme já publicado aqui, o Ministério Público Eleitoral (MPE) junto ao TRE deu parecer contrário ao prefeito e afirmou que ele perdeu o prazo para recorrer da sentença de cassação.

Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, na semana passada, o deputado Giovanni Queiroz (PDT) pediu intervenção federal no Pará. Ele acusa o governo do Estado de não cumprir ordens judiciais de reintegração de posse. Na visão dele, a insegurança jurídica pelo não cumprimento dos mandados está afastando do Pará possíveis investidores.

Nenhum comentário: