sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Coisas da Política, 9 e 10 de fevereiro de 2012

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), a deputada Bernadete ten Caten (PT) pediu a imediata recuperação das rodovias estaduais PA-287 (Redenção-Conceição), PA-275 (Eldorado-Parauapebas), PA-150 (Marabá-Alça Viária) e BR-155 (Marabá-Redenção). Todas em péssimo estado de conservação.

Duas chapas
Apesar das tentativas de buscar o consenso, a Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (Amat Carajás) terá pelo menos dois candidatos a presidente. Estão na disputa os prefeitos de Abel Figueiredo, Hidelfonso de Abreu Araújo (PP), e de Tucumã, Celso Lopes Cardoso (PSD), que tem o apoio do governo do Estado.
Resistência
Chamado às pressas a Belém, na segunda-feira (6), Hidelfonso Araújo não cedeu às pressões de interlocutores do governo e manteve a candidatura. Tão logo retornou da capital, ele retomou sua programação de visitas a municípios do sul do Pará em busca de votos dos colegas prefeitos.
Ex-inimigos
O apoio de Simão Jatene (PSDB) à candidatura de Celso Lopes causou certa estranheza no meio político. Até bem pouco tempo, os dois eram considerados inimigos irreconciliáveis, por desavenças desde a campanha de 2002, quando Jatene foi eleito pela primeira vez governador do Estado.
O caso
Jatene passou quase todo o primeiro mandato respondendo a processo na Justiça Eleitoral, por suposta utilização de aeronaves do Estado em sua campanha. E há quem atribua a Celso Lopes participação importante no episódio da denúncia contra o governador, levada a cabo pelo deputado Giovanni Queiroz (PDT).
Prazo
Os eleitores que não votaram no plebiscito de 11 de dezembro de 2011 têm até esta quinta-feira (9) para justificar sua ausência. Se não comparecerem aos cartórios eleitorais para a justificativa eles estarão sujeitos a multa e ficarão impedidos de participar de concursos públicos e tirar CPF, entre outros aborrecimentos.
Candidata
Eliane Guerra (PPS) é pré-candidata à Prefeitura de Jacundá. Ela foi uma das secretárias da administração passada, auxiliando o ex-prefeito Adão Ribeiro à frente da Secretaria de Assistência Social. O PPS local está animado e acredita no potencial de votos de sua pré-candidata.
Pinga-fogo
Em Brasília, o clima esquentou entre os senadores paraenses Mário Couto (PSDB) e Jader Barbalho (PMDB). Já na primeira aparição de Jader no plenário do Senado, na última terça-feira (7), Mário Couto usou a tribuna para atacar o adversário e anunciou uma “minissérie” com a ficha corrida do senador do PMDB. Os próximos dias prometem muita emoção.
Olho por olho
Os ataques de Mário Couto são uma resposta às matérias do jornal de Jader, que tem dado destaque às acusações de fraude na Alepa na época em que o tucano era presidente da Casa. Couto está entre os denunciados pelo Ministério Público do Estado (MPE), juntamente com sua filha, a deputada estadual Cilene Couto.

Em Jacundá, a expectativa, nesta semana, é com relação à publicação do acórdão que trata do futuro político da cidade. No final de 2011, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu o direito de Ronaldo Martins (PMDB) ter o registro de candidatura a prefeito reconhecido, o que pode mudar o comando na prefeitura.

Nenhum comentário: