quinta-feira, 14 de junho de 2012

Coisas da Política, 14 e 15 de junho de 2012*


Tem muita gente acreditando que não será fácil a vida do prefeito de Tucumã, Celso Lopes Cardoso (PSD), que deve tentar a reeleição em outubro. Na avaliação desses observadores, a oposição pode dar um trabalho danado ao prefeito e até vencer a eleição. Lopes deixou a presidência da Amat há poucos dias para se habilitar como candidato a um novo mandato.

Pré-candidato
Confirmado para esta sexta-feira (15), às 19h, na Câmara Municipal, o lançamento da pré-candidatura do deputado estadual João Salame (PPS) à Prefeitura de Marabá, com apoio do PMDB, PT e PDT. O PV e outros partidos que participam das articulações da chamada Terceira Via também estarão representados.
Apoio
Também está confirmada a participação do senador Jader Barbalho e do prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, líderes do PMDB do Pará; dos deputados federais Giovanni Queiroz (PDT) e Asdrúbal Bentes (PMDB); e da deputada estadual Bernadete ten Caten (PT). Outros políticos das legendas aliadas também devem prestigiar João Salame.
E mais
O vereador Nagib Mutran Neto e empresário Ítalo Ipojucan (PMDB), Luiz Carlos Pies e Luiz Bressan (PT), além de outros líderes locais e militantes dos partidos da Terceira Via também participam. Prefeitos, vereadores e outras lideranças regionais ligadas a Salame já confirmaram presença.
Sofrimento
Quem precisa trafegar regularmente pela PA-279, que liga Xinguara a São Félix do Xingu, já não sabe mais o que fazer com o estado de abandono da rodovia. Nos 100 quilômetros que separam Tucumã do Xingu, ainda restam 30 quilômetros sem pavimentação. Os outros 70 quilômetros, feitos no governo de Ana Júlia (PT), estão em estado lastimável.
Prejuízo
A demora do Estado em concluir a rodovia, segundo fontes da Coluna em São Félix do Xingu, tem causado grandes prejuízos ao município. Um frigorífico pronto para entrar em operação não consegue licença do Ministério da Agricultura por causa dos benditos 30 quilômetros ainda de terra da estrada. E isso no município que tem o maior rebanho bovino do Estado.
Dureza
Para completar, a única empresa aérea que operava em São Félix, com voos comerciais diários, deixou de atender a cidade sem maiores explicações. Quem vai de avião para o município é obrigado a desembarcar em Ourilândia do Norte e enfrentar de carro a dureza da PA-279.
Não colou
Parece que complicou um tantinho a estratégia do empresário Marcelo Porto, de Jacundá, de levar o PSDB a apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Izaldino Altoé (PT). Lideranças estaduais do partido já reagiram à possibilidade e declaram ser impossível o “casamento” entre PT e PSDB.
Oposição
O deputado federal Wandenkolk Gonçalves, nomeado pela cúpula tucana como principal articulador do PSDB no sul e sudeste do Pará, garante que seu partido não caminhará com Izaldino Altoé. Segundo o deputado, os tucanos estarão alinhados com a oposição, o que frustra todas as articulações daqueles que queriam colocar o PSDB no colo de Altoé.

No próximo sábado (16), acontece o lançamento da pré-candidatura do advogado Everaldo França (PPS) à Prefeitura de Conceição do Araguaia. França já foi vice-prefeito e secretário de Educação do município e agora vai colocar o seu nome para avaliação dos eleitores, postulando o cargo mais alto da administração municipal.

*Publicada originalmente no Jornal Opinião.

Nenhum comentário: