terça-feira, 5 de junho de 2012

Giro pela política da região

Em Rondon do Pará, o PMDB, depois de namorar uma vice-candidatura na chapa do PP, decidiu encarar a briga como cabeça de chapa na disputa da prefeitura. O pré-candidato dos peemedebistas é o ex-prefeito Edilson Oliveira.

O PP rondonense deve ir de Elias Ferraz e o PSDB aposta na reeleição da prefeita Cristina Malcher, filiada ao partido. O PT e o PPS também ainda ensaiam candidaturas próprias.

**********

Em Xinguara, Osvaldo Assunção (PMDB) ainda é tido como franco favorito para a sucessão do prefeito José Davi Passos (PT). O empresário Amarildo Paulino da Silva, filho do prefeito de São Félix do Xingu, Antônio Levino (PTB), ainda se mantém como pré-candidato pelo PSDB e espera contar com o apoio do governador Simão Jatene e de toda a cúpula do governo.

O médico Moacir Pires de Faria é pré-candidato pelo PDT, o vereador Valdir Manoel da Silva também está na briga pelo PT e há ainda outros nomes de olho na prefeitura: Arivaldo Nascimento e Albertinho Nogueira, pelo PSB, e Roberto da Arauto, pelo PR.

Mas o que se fala a boca miúda é que não haverá tantos candidatos, quanto pretendentes. Os "casamentos" estão sendo negociados a todo vapor e tudo é possível, na avaliação de muitos observadores da cena política xinguarense. Até mesmo a união do PT com o PMDB, que colocaria no mesmo palanque os ainda "inimigos" Osvaldinho Assunção e Davi Passos.

Por incrível que pareça, a possibilidade de o PDT também se coligar com o PMDB de Osvaldinho não está descartada.

É todo mundo negociando com todo mundo, na política de Xinguara!

**********

Em Jacundá, o prefeito Izaldino Altoé (PT), mesmo enfraquecido pela saída do PSC e do PPS de seu grupo, está no páreo para tentar um segundo mandato na prefeitura.

O PPS, pelo menos por enquanto, diz que vai de Marquinhos Eleutério, que foi lançado pré-candidato a prefeito há poucos dias. O PSC, com as bênçãos do deputado federal Zequinha Marinho, lançou o empresário José Mauro para tentar tomar a cadeira de Altoé.

Marcelo Porto (PSDB) ensaiou candidatura, mas tudo indica que apoiará a tentativa de reeleição de Izaldino Altoé. Tucanos e petistas no mesmo palanque será um espetáculo interessante de se ver.

**********

Em Marabá, já confirmaram intenção de registrar candidaturas o deputado Tião Miranda (PTB), o prefeito Maurino Magalhães (PR) e Manoel da Cosanpa (PSOL).

PPS, PV, PDT, PMDB e PT finalizam negociações para formar uma frente que possa apresentar uma candidatura alternativa para o eleitor. Do grupo, são pré-candidatos João Salame (PPS), Jorge Bichara (PV), Ítalo Ipojucan (PMDB) e Luiz Carlos Pies (PT).

Segundo as pesquisas divulgadas até agora, o nome que tem mais chances de tentar desbancar o líder Tião Miranda é o do deputado João Salame, segundo colocado nas duas pesquisas com registro no TSE divulgadas até agora.

No último fim de semana, o blog do jornalista Hiróshi Bogea divulgou pesquisa. Veja os números AQUI.

Um comentário:

Joao Carlos Rodrigues disse...

Infelizmente não sei, caro Zé Dudu. Não fiz esse levantamento ainda.