quinta-feira, 28 de junho de 2007

Pensão de mentirinha

A Assembléia Legislativa aprovou, esta semana, projeto de lei do governo do Estado que institui pensão vitalícia para as vítimas sobreviventes do episódio conhecido como "massacre de Carajás", em que 19 trabalhadores rurais sem-terra morreram em confronto com a PM, na curva do S, município de Eldorado do Carajás, em abril de 1996.
Pois bem. Ocorre que os sobreviventes, depois de 11 anos de luta por assistência do Estado, alguns com seqüelas graves dos ferimentos sofridos durante a refrega com os policiais militares, agora vão receber um salário mínimo como pensão. É isso mesmo, o governo teve a coragem de propor, e a AL de aprovar, a fabulosa pensão mensal de R$ 380,00 para as vítimas de Eldorado. Com essa montanha de dinheiro por mês, após 11 anos gastando com medicamentos e tratamento médico, é que as vítimas do massacre vão poder contar por parte do governo. O mesmo governo que, há pouco mais de dois meses, reconheceu o erro e pediu desculpas aos trabalhadores pela agressão sofrida por parte do Estado.
Confesso que fico pensando: será que o mísero valor da pensão não é uma agressão maior aos trabalhadores do que os tiros desferidos pela PM?

Nenhum comentário: