quinta-feira, 5 de julho de 2007

Carajás - Um passo à frente

Célio Azevedo/Agência Senado
Vereadores de Marabá e do sul do Pará comemoram decisão da CCJ
A primeira batalha na luta pela criação do Estado de Carajás foi vencida ontem, quando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o projeto de decreto legislativo do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO). Agora, a matéria seguirá para o plenário da Casa e, se aprovado, será enviado para apreciação da Câmara dos Deputados.
Caso o plenário do Senado dê o seu aval à realização do plebiscito, quando chegar à Câmara ao projeto de Quintanilha deve ser apensado outro projeto, mais antigo, de autoria do deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA). A partir daí, passa a ser um projeto único para avaliação dos senhores deputados federais.
Em conversa com o blog ontem à noite, Giovanni demonstrou muito otimismo para as etapas seguintes do processo. Mas alertou que o otimismo não pode afetar o trabalho de todos em prol da causa.
A estratégia montada por ocasião do 1º Simpósio Pró-Criação dos Estados de Carajás e Tapajós, em junho, vai prosseguir com vigor. Continua, por exemplo, a coleta de assinaturas em todos os municípios da região. O objetivo é levar a Brasília um abaixo-assinado com 500 mil assinaturas, para demonstrar ao Congresso e ao governo federal a vontade dos sul-paraenses de ter o seu Estado emancipado. Leia mais aqui.

Nenhum comentário: