sexta-feira, 13 de julho de 2007

Culpa do Jatene

Já se falou aqui na mania dos políticos de colocar a culpa de todas as mazelas em seus antecessores no governo, em todas as esferas e níveis governamentais. É um tal de "não fiz isso porque o governo anterior..." que cansa os ouvidos e esgota a paciência dos eleitores.
Na última terça-feira, durante a inauguração do Hospital Regional do Araguaia, em Redenção, a governadora Ana Júlia Carepa (PT) voltou a essa cantilena que vem desde o início de seu governo. Disse que o ex-governador Simão Jatene (PSDB) inaugurou o hospital em dezembro, mas não deixou a unidade em condições de funcionar, por isso só agora o Regional começou a atender a população.
Ora, todos os paraenses sabem que, na pressa de entregar os hospitais regionais antes do fim do seu governo, os tucanos não deixaram tudo certinho para operar. O que Ana Júlia disse em Redenção não é novidade pra ninguém. Da mesma forma que a população sabe há muito tempo que o governo de Simão Jatene não foi o governo dos sonhos dos paraenses. Se Jatene tivesse feito um grande governo, Ana Júlia não estaria onde está. Almir seria o atual governador do Estado.
Se a população elegeu Ana para governar mandou um recado claro nas urnas: "Não estamos satisfeitos com os tucanos e queremos mudar". Mas a mudança proposta pelos eleitores tem que passar, obrigatoriamente, por uma nova forma de governar. Não dá pra ficar fazendo o que todos os outros fazem: falar mal dos antecessores para justificar a própria incompetência.
O governo precisa olhar para diante, colocar em prática suas propostas de mudanças, sem ficar jogando a culpa de tudo no governo anterior. É isso que a população do Pará espera de Ana Júlia e de seu governo.
Não dá mais pra ficar ouvindo cada secretário, cada assessor e a própria governadora ficar chorando o que os tucanos não fizeram ou o que fizeram de errado, enquanto o governo do PT está paralisado, completamente estático sem dizer ainda a que veio.
Daqui a pouco, Jatene será culpado de secas e enchentes, frio e calor e outras intempéries até aqui consideradas naturais.
O povo do Pará deu autorização para Ana Júlia mudar a cara do Estado. Está faltando apenas o governo começar a executar o que foi autorizado.

Nenhum comentário: