terça-feira, 31 de julho de 2007

Eleições 2008 - II

Da minha coluna "Coisas da Política", na edição do último sábado (28) do jornal Opinião:

"Xingu

Continuando nosso giro político pelo sul e sudeste, com a análise do quadro sucessório nos principais municípios da região, chegamos a São Félix do Xingu, onde o prefeito Denimar Rodrigues (PMDB) é candidatíssimo à reeleição. Existe a possibilidade de a eleição para o Executivo em 2008 repetir a disputa de 2004, entre Denimar e Minervina Maria de Barros Silva (PSDB).

Esquerda

Mas o quadro eleitoral no Xingu não se resume aos dois protagonistas da eleição passada. O petista Isaac Fernandes também se movimenta para buscar a prefeitura, tentando formar uma chapa com o comunista Antônio Lima Gomes, que foi candidato a deputado em 2006 pelo PC do B. O problema é que o PT faz parte do governo de Denimar, onde comanda três secretarias.

Divisão

Isaac Fernandes faz parte da tendência 'Democracia Socialista' da governadora Ana Júlia, mas até bem pouco tempo militava na tendência 'Unidade na Luta', comandada no Estado pelo deputado Paulo Rocha. A 'Unidade na Luta' e a tendência 'PT pra Valer', ligada à deputada Bernadete ten Caten, participam do governo municipal e mostram disposição de apoiar Denimar em 2008.

Partidos

Mas, em matéria de partido, não é somente Isaac Fernandes que enfrenta turbulências. Há indícios fortes de que o deputado Jader Barbalho se prepara para tirar o PMDB do prefeito Denimar, entregando o partido, provavelmente, a Minervina Silva. Outra possibilidade é de que o PMDB vá parar nas mãos do ex-prefeito Antônio Paulino da Silva, o Antônio Levino, que atualmente se encontra no PSDB.

Processos

Levino, aliás, pode vir a ser o candidato de Jader, caso consiga se desvencilhar dos muitos processos de rejeição de contas na Justiça. Ele foi prefeito de São Félix do Xingu por oito anos [1997-2004] e apoiou Minervina Silva em 2004, tendo perdido para o seu arquiinimigo Denimar Rodrigues.

Destino

Caso perca o comando do PMDB, Denimar Rodrigues, tem à disposição algumas alternativas. Pode, por exemplo, voltar ao PPS, partido pelo qual se elegeu deputado estadual em 2002, ou ir para o PR (Partido da República). Qualquer que seja a decisão, o prefeito tem até o final de setembro para tomá-la. Desde quarta-feira, Denimar está em Belém, onde manteve diversos contatos políticos."

Nenhum comentário: