quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Carajás - A luta continua

Na primeira sessão do segundo semestre, realizada ontem na Câmara Municipal de Marabá, os vereadores reagiram de forma veemente ao posicionamento contrário à criação dos Estados de Carajás e Tapajós, assumido recentemente pelo governo do Estado. Entendem os vereadores [e nós concordamos integralmente com eles] que não basta vir aqui falar de integração sem nenhuma ação concreta que possa mudar a vida da nossa gente, como tem o feito o governo de Ana Júlia (PT) e fizeram todos os outros que a antecederam no comando do Estado.

Ainda ontem, três secretários de Estado estiveram em Marabá participando de reuniões com empresários e do Planejamento Territorial. Pergunta-se: o que trouxeram de real para o município e a região, a não ser muito blá blá blá, que tem sido a marca desse governo até agora?

Tem razão o prefeito Tião Miranda quando chama o seu programa de obras de "Plano de Realizações Participativas", numa alusão clara ao excesso de plenárias, seminários e outras reuniões do governo petista. Estamos discutindo as necessidades da região há anos. Basta perguntar aos deputados do PT ou outras lideranças do partido na região o que precisa ser feito para melhorar a vida de quem mora por aqui. Eles saberão responder de cor e salteado. É só arregaçar as mangas e começar a fazer.

Integração regional só na conversa não dá. A presença do governo precisa acontecer através de obras, serviços, ações que possam ser sentidas no dia-a-dia do cidadão. Aí está a questão da insegurança a bater nas nossas portas todos os dias, sem que haja reação efetiva do governo para coibir a bandidagem.

É por tudo isso que aumenta o clamor das pessoas pela emancipação. E não é apenas se posicionando contra que o governo conseguirá impedir que o movimento pela criação de Carajás continue crescendo a cada dia.

Nenhum comentário: