quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Eleições 2008 - VI

Da coluna "Coisas da Política", edição de hoje do jornal Opinião:


"Emoções

Quanto mais próximo fica o prazo final para as filiações e mudanças de partidos dos pretensos candidatos às eleições 2008, mais emocionante ficam as negociações e as especulações nos municípios. Chegamos a Redenção, onde está o maior eleitorado do extremo-sul do Pará e o prefeito Jorge Paulo da Silva, o JPC (PMDB), tenta recuperar sua imagem para se candidatar a um novo mandato na prefeitura.

Ex-aliados

Contra os planos de JPC inimigos poderosos e até antigos aliados, como o PDT de Giovanni Queiroz e o PSB da vice-prefeita Isabel Pimentel, hoje inimiga figadal do seu ex-companheiro de chapa. O nome de Isabel Pimentel é falado, nos bastidores, como o preferido da governadora Ana Júlia Carepa para disputar a prefeitura e, por sua importância na região, Redenção é estratégica para o governo.

Pecuarista

O PDT está negociando em várias direções, mas a possibilidade mais forte é que lance o pecuarista Luciano Guedes, ex-presidente do Sindicato Rural de Redenção e vice-presidente da poderosa Federação da Agricultura do Estado (Faepa), como seu candidato à prefeitura. Guedes foi candidato a deputado estadual no ano passado obtendo 17.296 votos, sendo 3.634 deles em Redenção.

Coligação

Segundo uma fonte da coluna no município, há também a possibilidade de o PDT se unir ao grupo liderado pelos ex-prefeitos Wagner Fontes (PTB) e Mário Aparecido Moreira (PSDB), todos com um só objetivo: derrotar JPC. Wagner Fontes, aliás, caso não haja o consenso com o grupo de Giovanni Queiroz, deve ser o candidato a prefeito pelo grupo liderado por ele e Moreira.

Surpresa

Nesse caso, Mário Moreira [pasmem!] pode lançar o seu nome para vereador. Nos últimos dias, cresceram as especulações nesse sentido e Moreira poderia ir para o Legislativo, numa forma de puxar votos para Fontes e também de fazer uma grande bancada na Câmara Municipal. Outra possibilidade é Moreira aguardar para se candidatar em 2010, disputando uma vaga de deputado estadual.

Por fora

Correndo por fora, há ainda a candidatura do vereador José Roberto, recentemente filiado ao PPS. Com estilo bem populista, o vereador angaria simpatia por onde passa e pode representar perigo real para os grupos mais tradicionais da política redencense. Na sua própria contabilidade, ele diz ter obtido cerca de 12 mil votos para deputado estadual em 2006. Impugnado, o TRE contou seus votos como nulos.

Xerife

Para não fugir à regra de que Redenção tem uma das políticas mais disputadas da região, o pleito de 2008 traz ainda dois possíveis nomes para disputar a cadeira hoje ocupada por JPC. O médico Éderson da Silva (PMDB), que já foi candidato em outras oportunidades, demonstra vontade de fazer uma nova tentativa. Terá que sair do PMDB, evidentemente, onde JPC é o xerife.

Namoro

Mas partido parece não ser nenhum empecilho para Éderson da Silva. Ele está de namoro com o PT, que nunca teve nomes competitivos para disputar a Prefeitura de Redenção, obtendo sempre resultados pífios nas tentativas que fez. O possível casamento entre Éderson e o partido de Ana Júlia pode ser o ajuntamento 'da fome com a vontade de comer'.

Empresário

Um último nome é ventilado como pretendente ao cargo de autoridade maior do município de Redenção. É o do empresário Antônio Lucena Barros, o Maranhense, que por muito tempo atuou no ramo madeireiro na região. Sem nenhuma experiência na política, Maranhense aparece em todas as listas de pré-candidatos feitas na cidade."

Nenhum comentário: