quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Tucanos divididos

A Assembléia Legislativa do Estado escolhe hoje, em votação no plenário, o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Estão na briga os ex-deputados estaduais Bira Barbosa (PSDB) e Cipriano Sabino (DEM), ambos da base de apoio do governo tucano nos últimos anos.

Seja qual for o resultado da votação logo mais, já existe um grande vencedor nessa disputa. Aliás, uma vencedora: a governadora Ana Júlia Carepa (PT). Eu explico: é que a disputa entre os dois aliados tucanos está implodindo qualquer possibilidade de união entre as lideranças do PSDB no Estado e nos seus partidos ditos aliados.

O racha entre os ex-governadores Almir Gabriel e Simão Jatene é visível. Enquanto o primeiro pede votos para Cipriano Sabino o segundo está de corpo e alma na campanha de Bira Barbosa.

A votação para preencher a vaga no TCE pode ser uma prévia do que acontecerá na renovação do diretório do PSDB, prevista para acontecer em outubro. Como Simão Jatene deve ser candidato à presidência do partido, é possível prever que Almir Gabriel apoiará um nome diferente para ocupar o cargo maior da executiva tucana no Pará.

Candidato "fabricado" por Almir Gabriel em 2002, Simão Jatene não demonstrou o mesmo empenho de seu "criador", no ano passado, quando Gabriel tentou voltar ao governo do Estado e acabou sendo derrotado por Ana Júlia.

Dizem as más-línguas que enquanto Gabriel ralava em cima de palanques e em carreatas por todo o Estado, Jatene participava de tranqüilas pescarias em São Caetano de Odivelas [acho que era lá mesmo, não tenho certeza, mas pouco interessa]. Um cenário bem diferente de 2002, quando Almir Gabriel atuava em favor de Jatene como se ele mesmo (Gabriel) fosse o candidato a governador.

Nenhum comentário: