quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Trapalhadas de um governo

Depois de um longo tempo de discussão, terminou há cerca de duas horas em Brasília a reunião entre Funai, Incra, prefeitos da PA-279, agricultores da região do Paredão [município de São Félix do Xingu] e parlamentares federais do Pará.

O encontro se deu para tentar achar uma saída para o impasse criado com a homologação da Reserva Indígena Apyterewa, em abril deste ano. Dentro da área da reserva estão vários assentamentos de agricultores feitos pelo Incra há alguns anos. Agora, os índios estão ameaçando os colonos e já incendiaram casas e roças. Os agricultores, na iminência de perder tudo, ameaçam reagir, o que pode acabar em derramamento de sangue na região.

Apesar de o problema ter sido criado pelo próprio governo [o Incra assentou e a Funai agora quer retirar os agricultores], na reunião de hoje não foi possível se chegar a uma solução definitiva para o caso.

Nova reunião foi marcada para o dia 28, em São Félix do Xingu, quando deve ser assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre índios, colonos, prefeituras, Incra e Funai. O levantamento fundiário da área, interrompido com a homologação da reserva, será retomado e uma comissão com representantes de todas as partes envolvidas foi formada para acompanhar o trabalho.

O fato é que o governo se precipitou em homologar a reserva abrangendo a área onde os colonos foram assentados por ele mesmo. Um absurdo que só acontece no Brasil, onde os governantes brincam de governar, lá de seus gabinetes, sem conhecer a realidade aqui fora e colocando em risco vidas humanas.

Nenhum comentário: