quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Coluna Coisas da Política de hoje

No jornal Opinião desta quinta-feira:

"Sorteio
A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou, na última terça-feira (9), sorteio de novos municípios que receberão fiscalização para averiguar a aplicação de recursos federais. No Pará, foram sorteados os municípios de Marabá, São Geraldo do Araguaia e São Félix do Xingu.

Fiscais
Em São Félix do Xingu e São Geraldo, os fiscais vão verificar o destino dado a verbas nas áreas de saúde, educação, saneamento, urbanismo, habitação e assistência social. Em Marabá, a fiscalização ficará restrita aos setores de habitação, saneamento, urbanismo e educação.

Homenagem
Nesta quinta-feira (11), a Assembléia Legislativa do Estado estará homenageando diversas personalidades com a 'Medalha do Mérito da Virgem de Nazaré'. Por indicação do deputado João Salame (PPS), o padre Ademir Gramelick, pároco da igreja da folha 16 e coordenador do Círio de Nazaré em Marabá, receberá a comenda representando a comunidade católica marabaense.

Mudança
O engenheiro Dário Veloso, filho do falecido prefeito de Marabá Geraldo Veloso, mudou mesmo seu domicílio eleitoral para Água Azul do Norte, na rodovia PA-279. Mas não se filiou ao PT, como sinalizava há pouco mais de um mês e foi noticiado pela Coluna. No final, Dário decidiu ingressar no PMDB de Renan Lopes Souto, prefeito do município.

Adiado
A decisão abriu espaço para Dário Veloso voltar a trabalhar em parceria com a prefeitura e praticamente enterra qualquer possibilidade de uma candidatura sua à prefeitura, como também estava sendo fortemente comentado em Água Azul. O sonho de ser prefeito deve ser adiado para eleições mais adiante.

Candidato
Ainda falando de Água Azul do Norte, quem anda apostando que o ex-prefeito José Francisco da Silva (PSDB) não será candidato à prefeitura pode ir tirando o cavalo da chuva. Na última semana de filiações dos pré-candidatos de 2008, Zé Francisco, como o ex-prefeito é mais conhecido, trabalhou intensamente na organização dos partidos da sua base. Fonte segura da Coluna afirma que ele será, sim, candidato.

Novato
O empresário Andrei Rocha filiou-se ao PMDB de Asdrúbal Bentes e Jader Barbalho. Ao que parece, Andrei, que é filho do também empresário Leonildo Rocha, irá tentar uma cadeira na Câmara Municipal.

Calado
O vice-governador Odair Corrêa, que também se filiou ao PDT, ainda não se manifestou sobre o ingresso de Celso Lopes no mesmo partido. Corrêa militava no PSB, partido ao qual era filiado o falecido vereador Adão Lote, assassinado na frente da família. Celso figura no processo como suposto mandante do crime.

Resgate
A executiva estadual do PPS protocolou, na manhã de ontem (10), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, expediente pedindo de volta os mandatos de 14 vereadores que deixaram o partido desde 27 de março deste ano. O PPS quer de volta também os lugares do suplente de deputado estadual Nélio Aguiar e do suplente de federal Helenilson Pontes.

Enrascada
Em Tucumã, o vereador Walmir Cordeiro Soares, o Mirim da Transbrasiliana, deixou o PSDB para se filiar ao PDT. Tendo enfrentado problemas no ingresso ao novo partido, Mirim tentou voltar à legenda tucana, mas não foi bem recebido por três dos cinco membros da comissão provisória. Corre o risco de perder o mandato e ficou sem partido para concorrer à reeleição.

Trevas
Em Canaã dos Carajás, viraram rotina as quedas de energia, sem que a Celpa dê uma explicação para a população. Na última sexta-feira (5), data do aniversário do município, faltou energia em toda a cidade das 21h00 às 23h00. Ontem (10), no momento em que era fechada a Coluna, recebemos a informação de que os canaenses estavam novamente às escuras. Com a palavra a Celpa.

Desacato
Mas não é somente com a Celpa que os moradores de Canaã estão enfrentando problemas. No posto local do Banco do Brasil o tratamento aos clientes é desumano. O posto funciona durante apenas duas horas por dia, de segunda a sexta, abrindo às 10 horas da manhã e fechando pontualmente ao meio-dia.

Humilhação
Dentro do posto, apenas uma pessoa atende no caixa a centenas de pessoas diariamente. Resultado: logo nas primeiras horas da manhã, uma fila imensa se forma na porta do banco, persistindo até a hora do fechamento. As pessoas sofrem debaixo do sol causticante para usufruir serviços pelos quais pagam ao banco.

Sucatas
E mais: dos três caixas eletrônicos existentes no setor de auto-atendimento, só um funciona. Moral da história: a qualquer hora do dia, inclusive nos fins de semana e feriados, o normal é existir uma fila quilométrica de sofredores tentando sacar algum dinheiro. Está na hora do Procon e do Ministério Público voltar suas atenções para o caso.

Falácia
No dia de ontem (10) surgiram fortes boatos em Belém, segundo os quais o deputado Giovanni Queiroz teria transferido seu domicílio eleitoral para Conceição do Araguaia, com o objetivo de disputar a prefeitura do município em 2008. Em linha direta com a Coluna, Giovanni negou qualquer iniciativa nesse sentido e afirmou que está focado unicamente na criação do Estado de Carajás.

Reserva
Em compensação, as notícias da transferência do domicílio eleitoral da deputada estadual Tetê Santos (PSDB) para Água Azul do Norte foram confirmadas. A parlamentar deve ficar como uma espécie de reserva de luxo para o caso do ex-prefeito José Francisco da Silva não obter condições legais para disputar, em virtude de problemas em suas prestações de contas.

Canaã
De dia sem banco, de noite sem luz."

Um comentário:

Anônimo disse...

Cadê os vereadores de Canaã dos Carajás, parecem que os mesmos estão só comendo o dinheiro do povo, pois nas ruas da cidade está uma verdadeira guerra de ladrões, assaltantes e assassinos, bar e clubes a céu aberto, fazendo a maior baderna e grandes ruídos para os moradores de bem. Nesta semana mataram uma mulher no bar fundo de quintal na Rua Pedro trindade com a rua do campo bem na esquina, e o mesmo continuou funcionando normal. Que vergonha as autoridades dando liminares para esses irresponsáveis. Na eleição gostaria que os políticos fossem pedir votos para esses donos de bar e não para os moradores de bem da cidade, por que os políticos são iguais os mesmos irresponsáveis.