sábado, 10 de novembro de 2007

Coisas da Política, 10 de novembro de 2007

No jornal Opinião deste sábado:

"Prazo
Prefeito Tião Miranda (PTB) deu prazo, pela imprensa, para que o governo do Estado se manifeste quanto à continuidade ou não do convênio para construção da Escola de Trabalho e Produção de Marabá. Assinado no ano passado, o convênio está paralisado desde que Ana Júlia Carepa (PT) assumiu o governo. A única parcela do recurso foi liberada ainda pelo ex-governador Simão Jatene.

Prejuízo
Tião Miranda já avisou que espera até o dia 31 de dezembro. Se até aquela data o governo não depositar a segunda parcela do dinheiro, a prefeitura irá pedir o cancelamento do convênio, o que será um prejuízo sem precedente para o município. Até agora, a escola que poderia começar a qualificar mão-de-obra a partir de 2008 não passa de um muro na folha 16.


Tormento
Era só o que faltava! Além de ter que aturar as manifestações dos chamados movimentos sociais e das mais diversas categorias profissionais, que se acham no direito de atormentar a vida dos cidadãos, obstruindo ruas, estradas e avenidas, agora até os políticos em campanha passaram a agir da mesma maneira, em busca de holofotes para impulsionar suas pretensas candidaturas.

Oportunismo
Foi, visivelmente, o que aconteceu no manifesto realizado por moradores de Bannach, na última quarta-feira (7), que, sob o pretexto de chamar a atenção do governo para problemas do município, interromperam o tráfego da rodovia PA-150 por mais de 20 horas. O protesto teve o apoio da Câmara Municipal [onde, com certeza, muitos dos vereadores serão candidatos no próximo ano] e a participação de conhecido cidadão que não faz outra coisa na vida a não ser pensar em ser prefeito daquela cidade.

Absurdo
Em Conceição do Araguaia, mais ao sul do Estado, está acontecendo ainda pior. Um bando de foras-da-lei, que insiste em trafegar em veículos com documentação irregular, está fazendo de tudo para intimidar o Judiciário, o Executivo e o Detran, que corretamente implementaram ações para regularizar o trânsito no município. Ou o Estado muda a postura e passa a agir com maior rigor com esse tipo de gente ou os baderneiros tomarão o lugar do Estado, fazendo suas próprias leis.

Reação
O deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) soltou o verbo e criticou de forma veemente a provável destinação de 90% das emendas da bancada paraense ao Orçamento da União para Belém, Ananindeua e Santarém. De acordo com Wandenkolk, do jeito que foi formatada a proposta, os outros 140 municípios do Estado terão que se contentar com os 10% restantes.

Contrariado
Em ofício ao senador Flexa Ribeiro (PSDB) e ao deputado Paulo Rocha (PT), coordenadores da bancada paraense, Wandenkolk demonstrou sua contrariedade com o fato, alertando que os demais municípios não podem ficar sem recursos. É por essas e outras que aumenta cada vez mais o sentimento de que é chegada a hora de criar os Estados do Tapajós e Carajás.

Inovando
Se todas as vilas seguissem o exemplo que está sendo dado hoje (10) pela vila Capistrano de Abreu, a zona rural de Marabá poderia ter uma bancada bastante representativa na Câmara Municipal. Durante todo o dia, eleitores daquela localidade vão votar numa espécie de plebiscito para escolher um candidato único às eleições proporcionais do próximo ano.

Compromisso
Cinco pré-candidatos participam das prévias na Capistrano de Abreu, com um acordo entre eles de que os perdedores vão apoiar o candidato indicado na votação de hoje. Se o compromisso for de fato mantido, a localidade terá boas chances de emplacar um representante no Legislativo municipal. Como em política nem tudo o que é prometido é cumprido, é bom aguardar até outubro do próximo ano para conferir se a estratégia trará, mesmo, os frutos desejados.

PPA
Entre as emendas do deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) ao Plano Plurianual (PPA) de investimentos para 2008-2011, obras importantes para o desenvolvimento do sul e sudeste do Pará. Dos R$ 260 milhões de emendas, o parlamentar reservou recursos para a duplicação da BR-222, no perímetro urbano de Marabá; para a construção de ponte sobre o Rio Araguaia, na altura de Xambioá; e para a criação do Distrito Florestal de Carajás.

Universidade
Queiroz também apresentou emendas destinando recursos para a implantação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, em Marabá. Segundo ele, não é mais possível esperar e a demanda por formação superior justifica a criação da nova universidade federal no Estado, que irá atender a estudantes de 38 municípios da região.

Requerimento
Ficou para a próxima terça-feira (13) a votação do requerimento do deputado João Salame (PPS), que solicita a realização de sessão especial da Assembléia Legislativa para debater a construção da hidrelétrica de Marabá. Também assinado pelas deputadas Tetê Santos e Suleima Pegado, ambas do PSDB, o requerimento começou a ser discutido na última quinta-feira (8) pelo plenário da Casa e pede que a sessão seja realizada em Marabá.

Data
Diante das preocupações que surgiram em plenário, de que não haveria tempo hábil para a realização da sessão ainda este ano, a deputada Tetê Santos abriu mão de data reservada para uma sessão solicitada por ela para que os deputados possam vir a Marabá ainda em 2007. O requerimento de Salame nasceu de iniciativa da Câmara de Marabá, através da vereadora Vanda Américo (PV), que quer esclarecer pontos obscuros no projeto da hidrelétrica.

Emendas de bancada
Ampliando desigualdades."

Nenhum comentário: