terça-feira, 13 de novembro de 2007

Coisas da Política, 13 de novembro de 2007

No jornal Opinião desta terça-feira:

"Sessão
A Assembléia Legislativa do Estado do Pará realizou sessão especial nesta segunda-feira, em Tucuruí, para debater as reivindicações das comunidades que serão atingidas com a construção das eclusas. O protesto contra a Eletronorte é generalizado. A empresa estatal despreza os interesses das comunidades e reproduz uma postura arrogante, típica dos enclaves instalados na região.

Protesto
Representantes de sete entidades tiveram o direito de fazer uso da palavra, além do presidente da Câmara Municipal local, vereador João Batista; o vice-prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira (PPS); e os prefeitos Cláudio Furman (PTB), de Tucuruí, e Armênio Barreirinhas (PMDB), de Breu Branco. Unanimemente, os oradores protestaram contra a Eletronorte, que enviou para o evento um técnico de terceiro escalão.

Indenizações
Uma das principais denúncias formuladas pelas entidades populares e políticos locais diz respeito às indenizações que a Eletronorte está oferecendo para os ribeirinhos deixarem suas casas à beira do Rio Tocantins. Valores insignificantes para quem tem uma história de vida e relacionamento cultural com o rio. Além do impacto negativo que a hidrelétrica exerce sobre a atividade pesqueira.

Ovacionado
Num auditório completamente lotado, o mais aplaudido foi o líder do Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB), Roquevan Alves Silva, que comandou duas recentes ocupações nas instalações da hidrelétrica. Ele disse que todos estão perdendo a esperança nas instituições e que o único caminho que a Eletronorte entende é o da força. E ameaçou, para o delírio dos presentes: se for preciso, a usina será ocupada novamente.

Propostas
Na sessão foram colhidas várias sugestões. Uma delas, do deputado Parsifal Pontes (PMDB), a de que a Assembléia Legislativa entre com uma ação na Justiça contra a Eletronorte para que as obras das eclusas sejam paralisadas até as reivindicações das comunidades serem atendidas.

Diretoria
O deputado Joaquim Passarinho (PTB) propôs uma luta para que a empresa transfira sua sede de Brasília para Belém, para que fique mais próxima da comunidade onde explora as riquezas naturais. E o deputado Ítalo Mácola (PSDB) sugeriu título de persona non grata aos diretores da Eletronorte que não compareceram à sessão.

Radicalização
Os deputados Deley Santos (PV), Luiz Sefer (DEM) e Cássio Andrade (PSB) apontaram para a radicalização das ações dos atingidos pelas obras da Eletronorte como forma de forçar a empresa a repensar sua postura autoritária. O deputado Arnaldo Jordy (PPS) propôs um voto de desagravo ao líder do MAB, Roquevan Silva, segundo ele pintado como demônio pela mídia que não conhece a luta das comunidades atingidas pelas barragens.

União
O deputado João Salame (PPS) denunciou a construção da hidrelétrica de Marabá, prevista para ser entregue em 2014, como outro projeto que está sendo tocado sem debate aprofundado e sem levarem em consideração os interesses da comunidade local. E propôs a união de esforços entre os atingidos pelas barragens em Marabá e Tucuruí para pressionar a
Eletronorte.

Pauta
Para João Salame, tem que haver mobilização popular e luta institucional para assegurar a compensação das comunidades atingidas pelas barragens, a construção das eclusas nas duas hidrelétricas e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e social dos municípios atingidos para que as autoridades do Estado sejam favoráveis à implantação da nova hidrelétrica.

Presença
Estiveram presentes à sessão quinze dos 41 deputados estaduais. O presidente da AL, deputado Domingos Juvenil; os deputados que subscreveram o requerimento de realização da sessão, Deley Santos (PV), Parsifal Pontes (PMDB), Arnaldo Jordy (PPS), Bernadete ten Caten (PT) e Tetê Santos (PSDB). Além dos deputados Luiz Sefer (DEM), Martinho Carmona (PMDB), João Salame (PPS), Ana Cunha (PSDB), Ítalo Mácola (PSDB), Joaquim Passarinho (PTB), Miriquinho Batista (PT), Cássio Andrade (PSB) e Luiz Cunha (PDT).

Ocupação
Logo pela manhã os deputados foram informados que a rodovia que dá acesso ao município de Tucuruí estava ocupada. Cerca de 300 mototaxistas fecharam a entrada da cidade em protesto contra o trabalho de concorrentes considerados clandestinos. Até a saída dos parlamentares a PA-263 ainda não havia sido liberada.

Presidente
Conforme anunciado antecipadamente, o senador Flexa Ribeiro é o novo presidente do PSDB paraense. O nome do senador foi confirmado pela convenção estadual do partido, no último final de semana, em Belém. O deputado federal Zenaldo Coutinho foi escolhido vice-presidente, com o compromisso de suceder Flexa na presidência em 2009.

Eleições
O ex-governador Almir Gabriel continua como presidente de honra dos tucanos. O também ex-governador Simão Jatene assume o conselho político da legenda. Flexa Ribeiro anunciou que o PSDB vai lançar candidatos a prefeito e vereador na maioria dos municípios paraenses e disse que o partido está aberto para discutir possíveis coligações.

Comunistas
Ainda neste final de semana, o PC do B também realizou sua convenção estadual. O marabaense Neuton Miranda, ex-deputado estadual e atual gerente regional de Patrimônio da União, foi eleito presidente do partido no Estado. A secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Socorro Gomes, ficou com a vice-presidência.

Eletronorte
Ouvidos de mercador."

Nenhum comentário: