quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Coisas da Política, de 22 de novembro de 2007

No Jornal Opinião desta quinta-feira:

"Encontro
O 1º Encontro Regional do PPS do Sudeste do Pará, ontem (21) à noite, na Maçonaria do Novo Horizonte, reuniu cerca de 500 pessoas, entre filiados e simpatizantes da legenda. Organizado pelo deputado João Salame, vice-presidente estadual do partido, o evento teve o objetivo de apresentar os novos filiados do PPS em Marabá e região.

Presenças
O presidente estadual do PPS, deputado Arnaldo Jordy, e o secretário-geral da executiva nacional, Rubens Bueno, prestigiaram o encontro. Também presentes o prefeito Tião Miranda (PTB); a vereadora Vanda Américo (PV), vice-presidente da Câmara de Marabá; o vice-prefeito Ítalo Ipojucan (PDT); o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, Gilberto Leite; o presidente da Comissão Brandão Pró-Carajás, Fred Silveira; e várias outras lideranças locais e regionais.

Região
Caravanas de filiados vieram de vários municípios da região. Estavam representadas no encontro Itupiranga, São João do Araguaia, Redenção, Rio Maria, Parauapebas, Rondon do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Nova Ipixuna, Rio Maria, São Félix do Xingu, entre outras cidades.

Prefeito
Tião Miranda foi aclamado pela unanimidade dos oradores como o melhor prefeito da história de Marabá. Em seu discurso, Tião anunciou que em 2008 a prefeitura vai investir ainda mais em obras em todas as regiões do município. E disse que entregará a prefeitura saneada e, se possível, com dinheiro em caixa para que seu sucessor não interrompa o trabalho.

Formação
Arnaldo Jordy e Rubens Bueno fizeram uma avaliação do atual quadro político estadual e nacional e criticaram com veemência o governo Lula, que privilegia os altos lucros dos bancos em detrimento da assistência à população. Eles também anunciaram inovações no PPS para o processo eleitoral de 2008, quando os pré-candidatos terão que passar por um curso de formação política como requisito obrigatório para terem seus nomes apreciados nas convenções.

Pré-candidato
Os dois lançaram o nome do deputado João Salame como pré-candidato à Prefeitura de Marabá, colocando o nome do deputado entre os que serão avaliados pelo grupo de partidos liderado por Tião Miranda [do qual o PPS faz parte]. Na mesa, outro pré-candidato do grupo, o vice-prefeito Ítalo Ipojucan, presidente municipal do PDT em Marabá.

União
João Salame agradeceu o lançamento de seu nome à prefeitura e disse que o grupo precisa estar unido para vencer as eleições e continuar o trabalho que está sendo feito por Tião Miranda. E garantiu que, qualquer que seja o nome escolhido pelo grupo, o PPS marchará junto para garantir que Marabá não corra riscos de ver interrompido um trabalho que vem consolidando o município em sua condição de pólo regional.

Finalmente
O Procon de Marabá está cumprindo o que anunciou e começou a visitar os estabelecimentos comerciais em busca de abusos contra o consumidor. Já não era sem tempo de alguém vir em socorro da população, cansada de sofrer com flagrantes desrespeitos ao Código de Defesa do Consumidor. Alimentos vencidos, etiquetas de preços irregulares, propagandas enganosas, são apenas alguns dos abusos cometidos contra o consumidor marabaense.

Lupa
Em alguns estabelecimentos que vendem de forma parcelada, as etiquetas de preços destacam bem grande o valor das parcelas, levando o consumidor a entender que aquele é o preço do produto. Ao examinar melhor a etiqueta, vem a decepção: o valor total da mercadoria, bem como o número de prestações está impresso em letras tão miúdas, que quase é preciso lupa para enxergá-las.

Abuso
Se visitar uma famosa rede de farmácias que tem lojas em todo o Estado, inclusive em Marabá, a equipe do Procon constatará – como os pobres consumidores já viram – que os preços no cartão-fidelidade da empresa, no caso de alguns produtos, são cerca de 50% mais baratos do que para o consumidor que não tem o tal cartão. Outro abuso inexplicável que até hoje não foi corrigido por nenhuma autoridade.

Eleições
A menos de um ano das eleições municipais de 2008, os prefeituráveis dos principais municípios da região estão cada dia mais agitados, em busca de alianças que possam garantir a vitória em outubro do ano que vem. Em Redenção, o quadro está se polarizando entre o prefeito Jorge Paulo da Silva, o JPC (PMDB), e o ex-prefeito Wagner Fontes (PTB).

Confiança
JPC, além de se mostrar confiante na possibilidade de recuperar a popularidade perdida nos dois primeiros anos de seu governo, está empenhado em construir uma aliança que inclua o PT da governadora Ana Júlia Carepa. O prefeito tem articulado junto às lideranças do PT para que o partido não lance candidato à prefeitura.

Proposta
Em Conceição do Araguaia, o médico e ex-prefeito Alberto Branco (PSDB) está propondo ao vice-prefeito Everaldo Nunes (PPS) para que trabalhem juntos uma candidatura de oposição ao prefeito Álvaro Brito (PT). A idéia é formar uma ampla coalizão com todos os que não comungam com a conturbada administração de Brito.

Egocêntrico
Não deve ser difícil encontrar gente insatisfeita com o prefeito Álvaro Brito, já que as realizações de seu governo que mais repercutiram na região, até hoje, foram as greves da Educação e as CPIs na Câmara de Vereadores. Com um estilo egocêntrico beirando o autoritarismo, Brito conseguiu desagradar a gregos e troianos.

Procon
Ações em boa hora."

Nenhum comentário: