quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O Pará que não queremos

Mais uma vez, o Pará ganha as manchetes da mídia nacional em situação de absoluta vergonha para todos nós que aqui moramos, paraenses de nascimento ou por adoção. O caso da moça presa em uma cela com 20 homens em Abaetetuba, onde diz ter sofrido todos os tipos de violência sexual em troca de comida, é mais um escândalo a mostrar que, de fato, o Pará é um Estado acéfalo de autoridade, carente de governo e de dignidade.

Aqui, trabalhadores rurais são mortos pela Polícia e o julgamento dos ditos responsáveis nunca chega a um final, mandantes de crimes contra pessoas pobres sequer sentam no banco dos réus, o governo [independente da cor partidária] nunca apresenta um plano decente para combater as desigualdades e, de fato, distribuir justiça social.

O atual governo, passado quase um ano da posse, ainda não disse a que veio. Está claro que não há um projeto de segurança pública e o cenário que se desenha no horizonte é assustador.

Quando um caso como o da moça de Abaetetuba vai parar na imprensa, ainda temos que ouvir as asneiras que estão sendo ditas por algumas autoridades, tentando se apegar ao suposto fato de que a detida não é menor de idade. Parece até um deboche com a sociedade tal justificativa para o ato insano de colocar uma mulher no meio de 20 marginais.

O Pará e o Brasil esperam verdadeiro rigor na punição dos responsáveis por mais este fato lamentável a manchar a imagem do Pará. Que o rigor não fique apenas no discurso enquanto durar o debate do caso pela imprensa.

Veja um pouquinho da repercussão do caso na mídia nacional, aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário: