quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O joio e o trigo

No jornal O liberal de hoje, caderno Poder:


"Secretário diz que é preciso 'separar o joio do trigo' nos movimentos sociais

Castanhal

EDIVALDO MENDES
Correspondente


O secretário estadual de Agricultura, Cássio Alves Pereira, afirmou ontem, em Castanhal, que os governos estadual e federal vão estar sempre 'combatendo com a lei, os falsos movimentos que querem se infiltrar nos verdadeiros movimentos sociais do campo, e até mesmo os que se dizem empresários rurais, mas não passam de grileiros e ladrões de madeira em terras públicas'. Cássio disse que 'o legítimo' Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) têm suas importâncias no processo de busca e distribuição de terras. 'Só temos que separar o joio do trigo', explicou o titular da Sagri.

As afirmações de Cássio Pereira foram feitas logo após a abertura, no auditório da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (Eafac), da Conferência de Desenvolvimento Sustentável, que tem como tema principal 'Por um Brasil Rural com Gente: Sustentabilidade, Inclusão, Diversidade, Igualdade e Solidariedade'. A conferência é a primeira das 12 que serão promovidas pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri). Elas acontecem por todo o mês de novembro, nos municípios de Santarém, São Félix do Xingu, Altamira, Goianésia, Redenção, Concórdia do Pará, Belém, Itaituba, Capitão Poço e Abaetetuba.

Segundo Cássio Pereira, a Conferência Estadual irá definir as diretrizes estratégicas e políticas agrícolas, agrárias, florestais, pesqueiras, aqüícolas e sociais, especialmente as direcionadas à agricultura familiar. 'O objetivo é a construção de parâmetros para a formulação de políticas, programas e projetos de desenvolvimento rural sustentável para o Estado do Pará', reforçou o secretário. A Conferência Estadual é preparatória à Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que ocorre, em Recife (Pe), no período de 25 a 28 de junho do próximo ano."

-------------------------------------------------------

É exatamente o que todos esperamos do governo: separar o joio do trigo e agir com rigor contra o joio. Se as ações não forem contundentes, corre-se o risco de o joio tomar conta da lavoura de uma vez por todas, sufocando e matando o trigo, que a essa altura já está mirradinho, mirradinho...

Nenhum comentário: