sábado, 5 de janeiro de 2008

Coisas da Política, 5 a 7 de janeiro de 2008

No jornal Opinião de sábado a segunda-feira, 5 a 7 de janeiro de 2008:

"Nitroglicerina
A bombástica entrevista do ex-ministro José Dirceu à revista Piauí desta semana promete ser o assunto das próximas semanas no meio político. Destilando ódio em todas as direções, Dirceu não poupou sequer os companheiros do PT, a quem acusou de pedirem dinheiro ao ex-tesoureiro Delúbio Soares e se fingirem de inocentes quando estourou o escândalo do 'mensalão'.

Caixa 2
O ex-ministro afirmou que a sede do PT em Porto Alegre (RS) foi comprada com dinheiro de caixa dois, provocando a imediata reação de lideranças gaúchas do partido, que, evidentemente, negam tudo. Depois, voltou atrás, pedindo desculpas ao PT gaúcho e negando ter dito à revista o que esta afirma que ele disse.

Confissão
O presidente do PPS, Roberto Freire, foi um dos que primeiro reagiram às declarações de José Dirceu. Freire disse que a entrevista é uma verdadeira confissão que deve ser anexada ao processo do 'mensalão' que corre no Supremo Tribunal Federal. E pediu que o Ministério Público investigue as afirmações do ex-ministro à Piauí. Ainda vai dar muito pano pra manga essa entrevista do Dirceu.

Audiência
O governo do Estado está preparando o projeto de reconstrução da mais importante rodovia do Estado, a PA-150, e discutindo a obra com a população. Depois de debater o tema em audiência pública em Moju, no último mês de novembro, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) promoverá nova audiência na próxima semana, desta vez em Barcarena.

Detalhamento
O projeto prevê a recuperação da PA-150, entre Moju e Marabá, numa extensão de aproximadamente 500 quilômetros, além da melhoria e pavimentação das rodovias PA-151, PA-483, PA-252 e PA-475. A obra vai beneficiar os municípios de Barcarena, Abaetetuba, Moju, Tailândia, Goianésia, Acará, Tucuruí, Marabá e outros.

Custo
Na PA-150, a Setran pretende fazer a duplicação de alguns trechos, construir acostamentos de 2,5 metros em toda a extensão do trecho Marabá-Moju e recapear a pista com asfalto de 10 centímetros de espessura. O custo da obra deve passar de R$ 1 bilhão e o governo do Estado, após os debates com as comunidades, vai tentar captar recursos para tocar o projeto.

Caixa
Em Jacundá, o prefeito Adão Ribeiro Soares, depois de pagar três salários do funcionalismo no mês de dezembro, incluindo o 13º salário, determinou ao secretariado que qualquer compra, a partir de agora, só poderá ser feita se tiver dinheiro em caixa. É a preparação para entregar a prefeitura com as contas saneadas, diferente da forma que a recebeu, completamente endividada.

Adeus
Enquanto isso, a vice-prefeita de Adão Ribeiro, Alciene Porto, anunciou que pretende deixar a política. Seu filho, Marcelo Porto, potencial nome para substituí-la, disse que também não pretende ingressar na política. Os prováveis candidatos à Prefeitura de Jacundá este ano são José Martins, do PMDB; Dino Altoé ou Maria de Jesus, pelo PT; e Celso Marcos, pelo PSB.

Candidatura
O presidente do diretório municipal do PMDB em Xinguara, o ex-vereador [e atual diretor da representação local do Detran] Edmar Sousa Brito, é quem garante: o empresário Osvaldo Assunção Júnior, o Osvaldinho, recém-filiado ao PMDB, será novamente candidato à prefeitura do município. Se confirmada, será a terceira candidatura de Osvaldinho a prefeito de Xinguara.

Crescimento
Em 2000, Osvaldinho foi candidato pela primeira vez, pelo PTB, tendo ficado na terceira colocação com cerca de 4 mil votos. Em 2004, voltou à disputa pela cadeira de prefeito, perdeu para o atual prefeito Davi Passos (PT), mas cresceu sua votação obtendo 7.518 votos. A diferença para o eleito foi de apenas 28 votos.

Contribuição
Para que o projeto eleger o prefeito de Xinguara possa ter chances de dar certo o PMDB conta que haja outros candidatos ao cargo e a disputa não fique polarizada entre Osvaldinho e Davi Passos. A contribuição ao projeto peemedebista pode vir do ex-prefeito Itamar Mendonça (PSDB), que dá sinais de que será candidato ao cargo que já assumiu por duas vezes.

Camarote
O que ninguém sabe é se Mendonça terá condições legais para se candidatar, já que responde a inúmeros processos na Justiça por causa de extensas irregularidades em suas duas administrações. Assistindo de camarote a tudo isso está o prefeito Davi Passos, com altos índices de aprovação pelas muitas obras que vem tocando no município.

Inauguração
O prefeito Denimar Rodrigues (PR) entregou à população de São Félix do Xingu o novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), onde já estão sendo atendidos 20 pacientes internos e a mais de 400 externos. O Caps foi implantado no município ainda em 2005, primeiro ano do atual governo municipal, mas funcionava em prédio alugado pela prefeitura.

Inédito
Pode acontecer em Rio Maria o primeiro caso de perda de mandato de um político paraense por mudança de partido no prazo da proibição imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na verdade, uma política, a vereadora Márcia Lopes do Nascimento, que deverá ser julgada no próximo dia 20, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

Parecer
O requerente da cadeira de Márcia Lopes é o PMDB, partido da qual ela saiu para ingressar no PDT. O parecer da Procuradoria Eleitoral, datado de 19 de dezembro de 2007, pede a cassação da vereadora por infidelidade partidária. O suplente de Márcia é Paulo Chaves, que pode ganhar alguns meses na Câmara, caso os juízes do TRE decidam pelo afastamento da vereadora.

Dirceu
E agora, José?"

Nenhum comentário: