sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Coisas da Política, 3 de janeiro de 2008

No jornal Opinião de quinta e sexta-feira, 3 e 4 de janeiro de 2008:

"Herança
Ao fazer a avaliação do seu primeiro ano de governo, em entrevista à TV Cultura na semana passada, a governadora Ana Júlia Carepa (PT) disse que não aceita ser julgada pela questão da segurança pública, justificando que o setor foi uma das piores heranças recebidas do governo anterior. No geral, o balanço do governo, feito por Ana Júlia, foi positivo.

Orçamento
A bem da verdade, somente este ano Ana Júlia passa a trabalhar com orçamento elaborado por sua equipe, já que o orçamento de 2007 foi ainda montado pelo governo de Simão Jatene (PSDB). O que significa que só agora a governadora terá como imprimir sua marca nas ações do Estado.

Medidas
Na entrevista, Ana Júlia anunciou medidas importantes para 2008. Entre elas, o aumento do efetivo policial e dos investimentos em segurança pública, a transformação do Banco do Cidadão em área de microcrédito do Banpará e a geração de empregos nas obras de construção civil do governo do Estado. Nesse setor, o governo deve investir R$ 970 milhões em quatro anos.

Trégua
Mas, o que chamou a atenção dos moradores do sul, sudeste e oeste do Pará, na entrevista de Ana Júlia, foi sua posição firme contra a reestruturação territorial do Estado. Prometendo descentralizar de forma concreta as ações do governo, ela pediu uma trégua às lideranças emancipacionistas e tempo para que os benefícios possam chegar às diversas regiões do Estado.

Metalúrgicos
O Sindicato dos Metalúrgicos do Estado do Pará realiza eleições, no dia 29 de janeiro, para renovação de sua diretoria. Por composição das forças que atuam na categoria, já se sabe que haverá chapa única liderada pelo atual presidente, Ivo Borges, que recentemente foi eleito presidente da Força Sindical no Pará. Borges foi o coordenador da campanha do deputado João Salame (PPS) em Belém.

Gusa
Na audiência que teve com Charles Alcântara na semana passada, o empresário Luiz Carlos Monteiro [Grupo Cosipar/Usipar] deixou acertada uma nova reunião para delinear soluções de longo prazo para o funcionamento de suas empresas e das demais siderúrgicas instaladas no Estado. Desta nova conversa devem participar todos os órgãos do governo envolvidos na questão.

Sucessão
Estamos no ano das eleições que vão escolher os novos prefeitos dos mais de cinco mil municípios brasileiros. O ano, pelo feriado em plena terça-feira, começou ainda a passos lentos, mas, a partir da próxima semana, começa efetivamente o processo sucessório, com a intensificação, mês a mês, das negociações que levarão a coligações e acordos para o processo eleitoral.

Emoções
Dentro de nove meses, os eleitores estarão votando nos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O calendário eleitoral, a partir de agora, andará a passos largos, com as convenções partidárias acontecendo no mês de junho e as campanhas iniciando em julho com as acirradas disputas pelas prefeituras. 2008 será um ano de muitas emoções para a classe política.

Convite
O ex-prefeito de Redenção, Wagner Fontes (PTB), tem mantido constantes contatos com o publicitário Orly Bezerra, a quem convidou para assumir a coordenação de marketing de sua campanha à prefeitura daquele município, neste ano. Orly, que é sócio de uma das maiores agências de propaganda do Estado, a Griffo, ficou de dar uma resposta nos próximos dias.

Candidato
O ex-deputado Cláudio Almeida (PTB) tem sinalizado que será mesmo candidato à Prefeitura de Parauapebas, em outubro deste ano. Ele assegura que tem o apoio do ex-prefeito [e também ex-deputado] Faisal Salmen (PSDB), que, especula-se, poderá ser candidato a uma das vagas na Câmara Municipal. Se as conversas vingarem, poderá haver uma coligação entre o PTB, PSDB e PV.

Informes
Deputados estaduais e federais da região aproveitam o recesso parlamentar para prestar contas de seu trabalho no decorrer de 2007. No final do ano, deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB) e a deputada estadual Bernadete ten Caten (PT) fizeram circular informativos com suas ações no exercício do mandato. O mesmo deverá fazer o deputado João Salame (PPS), cuja assessoria está finalizando um informativo que deverá circular em meados de janeiro.

Ano Novo
Dez minutos de espetáculo pirotécnico e vários shows musicais marcaram o réveillon promovido pela Prefeitura de Marabá na Orla Sebastião Miranda, na noite do dia 31. A festa começou às 9 horas da noite e prosseguiu madrugada adentro, com a participação de milhares de pessoas. O réveillon na orla já se tornou tradição em Marabá.

Emancipação
O município de Jacundá também esteve em festa no último final de semana, comemorando o 46º aniversário de sua emancipação. Sob o comando do prefeito Adão Ribeiro Soares, a população participou de extensa e variada programação para marcar a data. Jacundá foi emancipado em 29 de dezembro de 1961.

Posse
Será nesta quinta-feira (3), às 10h00, no Palácio dos Despachos, em Belém, a posse da nova secretária de Estado de Educação, Iraci Gallo Ritzmann, que substituirá o professor Mário Cardoso na condução da Seduc. Na mesma cerimônia, será apresentado o novo secretário de Segurança Pública, delegado federal Geraldo Araújo, que só tomará posse depois de sua liberação pelo Ministério da Justiça.

Eleições
O jogo vai começar."

Nenhum comentário: